28/08/2018

Saiba o que é gerenciamento de obras e qual a sua importância!

gerenciamento de obras

Tempo estimado de leitura: 16 minutos.

Você sabia que fazer um gerenciamento de obras de forma eficiente nem sempre é uma tarefa fácil? Pois é, esse trabalho exige atenção extrema do engenheiro, onde é necessário se atentar aos detalhes durante o estudo da obra, como a viabilidade, até o término com o comprimento de prazos para a finalização.

E no mercado de hoje é necessário se destacar da concorrência, conseguindo atender projetos de níveis elevados, além de cumprir com o combinado, respeitando os prazos de entrega e realizando uma boa gestão da construção, desde o orçamento até a entrega da chave.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o funcionamento de um gerenciamento de obras e como o aplicar em seu canteiro de obras, acompanhe esse artigo até o final e tire as suas dúvidas.

O que é gerenciamento de obras?

A lei 5.194, de 1996 regulamenta o gerenciamento de obras no Brasil, e é desenvolvida por arquitetos e engenheiros civis. Na maioria dos canteiros de obras, quem desenvolve o gerenciamento das obras são os engenheiros.

Um gestor de obras deve se preocupar com tudo o que envolve a qualidade da obra, como o prazo de entrega, os custos previstos e como já dito a qualidade e o desempenho com que essa obra será construída, para que no final o cliente saia completamente satisfeito.

Quando o gerenciamento de obra não é realizado de forma competente, os danos são notados tanto no financeiro quanto no emocional do cliente, pois além dos gastos extras com reparos ou compras de novos materiais, o desapontamento do cliente com a obra finalizada incorretamente é inevitável.

O engenheiro ou arquiteto que ficar responsável por gerenciar a obra deverá se preocupar com os seguintes pontos:

O profissional deverá ser extremamente organizado e ter uma boa relação com as pessoas, tanto com o cliente quanto com os funcionários contratados para realizar a obra.

Existem dois modelos de gestão de uma obra:

Gerenciamento de obras total

Nessa escala o profissional deverá se preocupar com todos os quesitos da obra, como o próprio nome já diz. Também chamado de Turn Key, esse gerenciamento deve ser realizado de um escritório somente, desde a contratação de materiais até a mão de obra.

Gestão de obras parcial

A gestão parcial divide a responsabilidade entre o arquiteto/engenheiro e o cliente. Onde o primeiro fica responsável por alguns itens, como a contratação de mão obra e o outro pela compra de material, por exemplo.

Independente do modelo escolhido, é importante que antes do início da obra, ele seja acordado contratualmente entre o contratado e o cliente. Para que no futuro não ocorra nenhum desgaste ou equívoco de ambas as partes.

O profissional responsável por gerenciar a obra deverá ser capaz de executar as seguintes tarefas:

  • Planejar corretamente e com responsabilidade o canteiro de obras;
  • Atualizar constantemente os planejamentos físicos e financeiros da obra;
  • Planejar toda a parte operacional e logística da construção;
  • Elaborar o planejamento físico e financeiro da obra;
  • Ter controle do cronograma de suprimentos;
  • Acompanhar e controlar todas as atividades executadas pela equipe;
  • Programar as compras de materiais e os serviços que serão contratados.

Por que fazer o gerenciamento em sua obra?

O gerenciamento de obras traz uma grande vantagem tanto para o cliente quanto para o contratado. Nesse tópico você irá conhecer algumas vantagens de utilizar o gerenciamento de obras.

Gera economia

Um dos pontos importantes em uma obra é a economia, e quando o gerenciamento de obra é aplicado, essa tarefa se torna fácil.

As causas que fazem um projeto se tornar mais caro são simples de resolver, entre elas podemos citar: os atrasos, bitributação e riscos na contratação.

Com o gerenciamento é possível que o engenheiro entre em contato direto com a construtora evitando ter que terceirizar esse processo. Além disso, a construtora contratada deverá ficar responsável pelos prazos, logística, controle de qualidade, e outros fatores primordiais em uma obra.

Prevê problemas

É muito comum que no meio de uma obra surjam alguns problemas inesperados, mas isso pode ser evitado com o gerenciamento de obras. Possuindo um cronograma de obra, a antecipação de problemas se torna possível e consequentemente a solução dele fica mais simples.

Possuindo um bom cronograma, é possível identificar alguns problemas antes mesmo do início da construção. Evitando que a obra entre em atraso e a entrega extrapole o prazo limite.

Estoque de material

Quando um gerenciamento de obras é bem realizado, fica muito simples controlar o estoque de material para obra. Dessa forma é bem mais fácil diminuir os gastos desnecessários com a compra de materiais que não serão utilizados e em contrapartida é possível ter sempre material em estoque para evitar atrasos.

Para que um gerenciamento seja eficaz o responsável deverá ter uma lista com os produtos que foram comprados e como está o fluxo de utilização, dessa forma ele saberá exatamente quando será necessário adquirir mais materiais.

Mão de obra especializada

Um gerenciamento de obras também é capaz de auxiliar no momento da contratação de mão de obra especializada, além de permitir que o responsável coordene os contratos em todas as etapas da construção.

Todos esses benefícios citados acima, contribuem para que a obra contratada aconteça tal qual o cliente e o contratado planejaram. E quando ocorre algum imprevisto a resolução se torna fácil não afetando a entrega da obra.

Como aplicar o gerenciamento em seu canteiro de obras?

Nos dias de hoje a dificuldade para encontrar profissionais competentes dependendo da região é muito grande. Por esse motivo existem alguns softwares disponíveis no mercado que realizam o gerenciamento de obras desde o planejamento até a gestão do seu canteiro de obras.

Esses softwares são capazes de diminuir ou anular os erros, além de realizar a organização do trabalho e controlar todos os processos que acontecem na obra. É possível com esses programas gerar relatórios e registrar as medições físicas realizadas na obra.

Todo o processo é realizado do smartphone do responsável, facilitando com que as informações fiquem atualizadas, além de tornar mais fácil o acompanhamento dos detalhes e realizar as correções necessárias em tempo hábil.

Utilizando a tecnologia como auxiliar no momento de realizar o gerenciamento de obras, encurta-se o tempo que os pedidos de materiais são realizados e facilita a comunicação e o acompanhamento dos serviços entre a equipe de obra.

Saiba mais sobre o gerenciamento de obras!

Aficionada por empreendedorismo, graduada em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário CCB, atualmente é o Diretora Comercial e Marketing da VOI Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria