08/08/2018

Quais as diferenças entre as garantias de locação fiança, fiador, título de capitalização e calção

garantias de locação fiança

Tempo estimado de leitura: 7 minutos.

Alugar um imóvel nem sempre é uma tarefa fácil, e além de todo o processo burocrático, o locatário ainda precisa definir se optará pelo seguro fiança, fiador, título de capitalização ou calção.

Todos esses modelos de fiança, previstos na Lei do Inquilinato, servem para garantir ao locador do imóvel que ao final do mês ele seguramente vai receber o valor do aluguel.

A definição de qual modelo de garantia o inquilino vai oferecer ao proprietário do imóvel é o primeiro ponto da negociação, sendo de suma importância.

Uma pesquisa apontou que cerca de 50% dos imóveis residenciais sejam alugados com fiança, outros 20% equivalem ao seguro fiança. Os restantes das locações são feitos com calção ou se nenhum tipo de garantia ao locador.

Confira abaixo a definição das principais modalidades de garantias de locação, e saiba qual é a melhor opção na hora de alugar um imóvel.

Fiador

No passado as locações feitas com fiadores eram imensamente populares, mas devido aos altos índices de inadimplência, nos dias de hoje está cada vez mais difícil conseguir uma pessoa que esteja disposta a assinar um contrato de locação como fiador.

Isso porque a pessoa que está se propondo a ser fiadora de um imóvel terá que arcar com o valor do aluguel no caso de o inquilino não ter condições de pagar.

Esta modalidade de garantia está caindo em desuso pois se o locador precisar recorrer ao fiador para receber o aluguel, a negociação costuma ser complicada e de longa duração.

Seguro fiança

O seguro fiança é uma das melhores opções de garantia na hora de alugar um imóvel. O serviço é oferecido por diversas seguradoras.

Para contratar este tipo de seguro o inquilino precisa pagar um valor estimado entre 1 a 3 aluguéis a seguradora por ano, dependendo das garantias solicitadas pelo locador. Este valor pode ser dividido em até 12x.

O preço pode variar de acordo com a empresa escolhida e também de acordo com o valor do aluguel.

Está modalidade de garantia está se tornando cada vez mais comum devido a facilidade no qual o locador pode receber o aluguel no caso de o inquilino não ter condições de pagar.

Basta que ele acione a seguradora e informe a falta do pagamento.

Vale ressaltar que para contratar o seguro fiança é necessário que o valor do aluguel mais encargos (água, luz, iptu, condomínio, gás), comprometam no máximo 35% da renda comprovada, e o inquilino não pode ter restrições em seu nome.

Calção

O calção é uma das opções mais comumente aceitas pelos locadores na hora de alugar um imóvel. Nesta modalidade de garantia, o locatório paga em dinheiro ou cheque um valor definido pelo dono do imóvel para o caso de uma emergência onde ele não tenha condições de arcar com o aluguel.

O valor do calção pode variar de acordo com as exigências do locador, mas normalmente o preço fica em torno de 1 a 2 aluguéis.

Na maior parte dos contratos residenciais, esse valor é devolvido ao inquilino ao término do contrato, ou é abatido no valor dos últimos aluguéis. Isso nos casos em que o locador não precisou recorrer ao calção para receber o aluguel.

Fale conosco para saber ainda mais sobre o seguro fiança!

Aficionada por empreendedorismo, graduada em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário CCB, atualmente é o Diretora Comercial e Marketing da VOI Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria