26/08/2019

Função de um Regulador de Sinistro

Saiba o que um Regulador de Sinistro faz
Regulador de Sinistro

Tempo estimado de leitura: 4 minutos.

Regulador de sinistro é a pessoa física, ou jurídica, indicada pela Seguradora responsável em fazer a vistoria dos bens sinistrados, além de ser a responsável em fazer todo o levantamento dos prejuízos causados.Ele é quem indica a causa, a natureza e a extensão das avarias e em conferir a cobertura do sinistro segundo os termos da apólice.Essa é a definição de um regulador de sinistro. Mas vamos conhecer mais a fundo essa função tão importante.

 

Qual o processo que o regulador de sinistro segue?


O processo de regulação de sinistro é um ritual padrão e sem mistérios:

  1. O Segurado envia à Seguradora um Aviso de Sinistro;
  2. Em seguida, é feito uma apuração de danos que busca comprovar os danos e o que aconteceu;
  3. Depois uma análise de todos os laudos e verificação das apólices do seguro e daquilo que não é coberto;
  4. E por último, é feito o encerramento de toda investigação com o pagamento da indenização ao Segurado, caso tudo esteja em ordem e conforme estiver dentro da cobertura.

 

Sinistro negado


O regulador é o agente responsável por determinar a veracidade de um sinistro. Por isso é necessário que o aviso de sinistro deve ser o mais detalhado possível, para que nada impeça que a indenização seja paga.


Muitos são os papéis que o regulador de sinistro desempenha. Seu principal objetivo é a prevenção e a redução dos prejuízos, mas dentro do seguro de transportes, por exemplo, eles estão focados em:

  • Resgatar a carga;
  • Dar todo o suporte aos motoristas e inspecionar as rodas;
  • Na fixação de responsabilidades legais;
  • Acompanhamento de perícias;
  • Investigação em casos de roubos e extravios;
  • Suporte jurídico em casos de sinistros.
  • Caso seja comprovado que o sinistro não é coberto pelo seguro, é o papel do regulador de sinistro avisar as seguradoras que o pagamento da indenização é aplicada.

 

Tirou todas as suas dúvidas sobre o papel do Regulador de Sinistro? Gostou do post? Deixe o seu comentário, siga a VOI Seguros no Facebook, YouTube e fique por dentro de todas as nossas dicas e conteúdos sobre seguros.

 


 


 

           

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria