02/01/2020

IOF no Seguro de Carga, o que é e como ele é cobrado?

Transportadores e embarcadores, além do pagamento do Seguro de Carga, pagam IOF, imposto cobrado em várias transações financeiras.  Entenda um pouco mais!
Transportadores e embarcadores, além do pagamento do Seguro de Carga, pagam IOF, imposto cobrado em várias transações financeiras.  Entenda um pouco mais!

Tempo estimado de leitura: 5 minutos.

Transportadores e embarcadores, além do pagamento do Seguro, pagam IOF, imposto cobrado em várias transações financeiras. 

Vamos entender um pouco como ele funciona.

 

O que é ?

 

IOF é a abreviação de Imposto sobre Operações Financeiras, as mais comuns são crédito, câmbio e seguros. O imposto também está presente na operação titular e de valores imobiliários. Por isso é muito importante você saber como funciona o que é cobrado e o motivo pelo qual é cobrado.

 

Esse imposto tem o único propósito de agir como um agente regulador da economia nacional. A taxa do imposto é cobrada em cada operação realizada no país e pode ser interpretada como um recolhimento proporcional aos investimentos feitos.

 

O percentual cobrado muda de acordo com o Congresso Nacional, o que dá ao governo total controle nas transações feitas.

 

Quanto é pago ?

 

Quer saber quanto está pagando de IOF é simples. Basta tirar o extrato da sua conta corrente ou do seu cartão de crédito que o valor  vem detalhado. Valor e taxa paga. 

 

O IOF vem detalhado na sua proposta e apólice de seguro, no extrato de pagamento de títulos e demais transações financeiras no qual o imposto é aplicado.

 


 


 

Quando é cobrado?

O IOF está presente diversas operações financeiras realizadas por instituições financeiras, empresas, pessoas, jurídicas e até mesmo físicas. O imposto está presente:

 

  • quando usamos o cartão de crédito;
  • ao pagarmos empréstimos;
  • ao usarmos o cheque especial;
  • quando contratamos e acionamos o seguro;
  • ao comprar e vender moedas estrangeiras;
  • ao resgatar investimentos aplicados.

 

Todos esses casos específicos possuem imposto cobrado. 

 


Curtiu nosso conteúdo sobre IOF? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes em suas redes sociais. 


 

 

Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Transporte e proteja o seu negócio contra prejuízos.

 

               

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria