27/01/2021

Marketing Digital para Transportadoras e Identidade Digital

Saiba como usar estratégias de marketing digital para alavancar os negócios da sua transportadora, criar identidade digital e conquistas novos negócios.
Marketing Digital para Transportadoras

Tempo estimado de leitura: 18 minutos.

Marketing Digital para Transportadoras

 

Quando você pesquisa por “marketing digital para transportadoras” no Google, vai encontrar mais de 1 bilhão de resultados em 72 segundos. Isso mostra o quanto o assunto é relevante, não só para transportadoras, mas como para os mais diversos setores. Sejam para os negócios físicos ou virtuais.

 

O marketing digital  engloba uma série de estratégias para atrair clientes. E vem ganhando cada vez mais força. Afinal, o mundo anda cada dia mais conectado. Você sabia que cerca de 90% das pessoas conectadas, fazem pesquisa online?!

 

Por isso a importância ser encontrado nos mecanismos de busca. 

 

Neste conteúdo apresentaremos como usar estratégias de marketing digital para alavancar os negócios da sua transportadora. Além de mostrar como começar a construir sua própria identidade digital. E conquistar novos clientes.


Boa leitura!

 

O que é marketing digital?


O marketing digital é uma publicidade feita por meio de canais digitais. Entre eles os mecanismos de buscas (Google, Bing e Yahoo! e outros), sites, redes sociais, mídias sociais, e-mails, aplicativos etc.


São nesses canis que as estratégias de marketing digital são aplicadas. E assim,  vender seus produtos, anunciar ser serviços, conquistar novos clientes e até mesmo compartilhar suas crenças e valores.


Hoje, o meio digital se tornou um dos principais meios de consumo de informações. E é nele que as pessoas pesquisam por produtos, serviços e recomendações.


De acordo com informações compartilhadas pela Google em seu site Think with Google, 48% dos consumidores começam suas pesquisas em mecanismos de busca. Enquanto 33% deles procuram sites das marcas e 36% pesquisam em aplicativos de dispositivos móveis.


Para o marketing digital para transportadoras dar certo é necessário conhecer profundamente seu público-alvo.


Você pode ter grandes ideias de como anunciar sua marca,. Entretanto saiba que nenhuma delas vai funcionar se o seu público não se interessar por aquilo que você compartilha.

 

Por que o marketing digital é importante para transportadoras?


O marketing digital é uma ótima opção para divulgar sua transportadora. Especialmente em épocas de afastamento social como a que estamos enfrentando por conta da Covid-19.


O digital pode ajudar sua transportadora a crescer de uma forma mais rápida e barata jeito que o marketing off-line (o tradicional).


O mais interessante do marketing digital é a segmentação. Ou seja, a possibilidade de focar suas campanhas nas pessoas certas. Além disso você não precisa fazer altos investimentos para alcançar público interessante e qualificado.


É aplicar a verba disponível nas certas e na hora certa. E no final, você ainda pode avaliar em tempo real os resultados das suas ações e corrigir sempre que necessário.


Essa é a beleza da publicidade online.


A partir do momento que você sabe quem  e como atingir, fica mais fácil vender.

 



 

 

Como criar um planejamento de marketing digital para transportadoras?


Para o marketing digital funcionar é fundamental planejar.


Na verdade, um negócio só funciona com planejamento, não é mesmo? Para alcançar seus clientes online não poderia ser diferente.


Confira alguns passos para criar o seu próprio planejamento de marketing digital:

 

A. Defina seus objetivos

Antes de começar qualquer ação de marketing digital você precisa ter seus objetivos muito claros e definidos. 


Alguns objetivos do marketing digital são:

  • Reconhecimento de marca
  • Geração de leads (os clientes em potencial)
  • Vendas diretas online ou no ambiente físicos.

 

Para cada objetivo é importante pelo menos uma métricas (KPIs). Ou seja, a forma que você irá mensurar o sucesso de sua ação. De medir o quanto do objetivo foi alcançado.

 

B. Conheça seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é um dos pontos mais importantes em seu planejamento.

Criar uma campanha de marketing digital sem conhecer seu alvo é o mesmo que navegar no escuro e sem uma bússola.

Existem inúmeras  ferramentas online que podem ser usadas para definir seu público-alvo.

Depois que isso for feito crie uma Persona. Ou seja, a representação de um consumidor ideal. Essa persona deve conter todas as características do grupo de pessoas que você quer impactar. As características mais importantes do seu público alvo e as necessidades que seu produto ou serviço atendem.


Só essas informações, as campanhas de marketing digital já serão mais personalizadas e certeiras.

 

c. Defina os canais de marketing que serão usados

Com público-alvo e persona definidos, chegou a hora de escolher os canais. Ou seja, quais recursos e meios digitais serão usados para conversar com meu público.

 


d. Defina os conteúdos que serão compartilhados

O conteúdo são os materiais que você vai compartilhar. Seja nas mídias sociais, como no blog, e-mail marketing, nas campanhas pagas.


Com seu público definido é muito mais fácil produzir seus materiais. Você consegue definir a linguagem, criar textos para blogs, vídeos para o YouTube, podcasts, anúncios.


Dependendo do seu público, você não precisa compartilhar materiais em todos os lugares. O ideais é publicar conteúdo apenas onde você sabe que seu publico alvo está presente. Estar no lugar certo e na hora certa, lembra?

 

E. Crie um cronograma de publicação

O cronograma de publicação ajuda a definir os dias em que os conteúdos serão publicados. 
Se, por exemplo, você decidir criar um blog e quer publicar nele duas vezes na semana, você vai marcar os dias no calendário.


Vai publicar nas redes sociais? Faça o mesmo para cada uma das redes.


Isso deve ser feito com todas as publicações. Só assim você vai conseguir entender os conteúdos que geram retorno. Entender o que funciona ou não para seu público.

 

 

Estratégias de marketing digital para transportadoras

 

a. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o planejamento, criação, distribuição, compartilhamento e publicação de conteúdos para um determinado público-alvo.


Essa estratégia de marketing digital é importante para uma transportadora uma vez que:

  • você será capaz de educar seus leads e clientes sobre seus produtos e serviços
  • é possível aumentar as conversões
  • construir um relacionamento duradouro com seus clientes
  • mostrar como você pode solucionar seus problemas

Tudo o que gera informação é um conteúdo: blog, e-books, vídeos no YouTube, podcast, webinar e muito mais.

 

b. Redes sociais

 As plataformas sociais permitem que você se conecte com seus clientes de um jeito mais próximo. Pode aumentar o reconhecimento da sua transportadora. E, também impulsionar seus leads e novas leads e negociações.


São mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo conectadas às redes sociais todos os meses. Os usuários e o engajamento nas principais plataformas só aumentam.


Você não precisa saber de tudo sobre redes sociais para criar um conta. Mas estar presente nas redes que  seu público está presente.


As redes sociais oferecem um grande potencial para as empresas porque os consumidores costumam acessá-las diariamente. Desta forma, são expostas aos conteúdos compartilhados pelas empresas. 


Ter um profissional que conheça do assunto é sempre um bom investimento.

 

c. SEO – Search Engine Optimization

SEO é a sigla para “otimização de mecanismos de busca”. Estratégia que envolve construção de sites e desenvolvimento de conteúdo. 


Quando o SEO é aplicado do jeito certo, melhora o posicionamento dos seus negócios nos mecanismos de busca. 


O SEO funciona da seguinte maneira:
O Google, por exemplo, “lê” os sites publicados online com a ajuda dos seus robôs. Que sinalizam os tópicos e o valor do conteúdo de cada página na internet

 
Esses robôs não sabem de fato “ler”. Na verdade, eles procuram por palavras-chave que informam que aquele conteúdo é relevante para a pesquisa do usuário. Por isso, o conteúdo precisa ser otimizado para que os robôs consigam identificar sua relevância.


Um bom SEO faz com que seu conteúdo seja melhor idexado nos mecanismos de buscas. Assim você passa ser mais relevante. Quanto mais relevante mais bem posicionado e maior o número das pessoas irão encontrar o seu negócio. Isso diminui custos e aumentam a conversão.

 

d. Ads – Mídias pagas

As mídias pagas podem acontecer em quase todo ambiente online. Banner, Google Ads, Anúncios nas Redes Sociais, Anúncio Patrocinados em Portais e Blogs, Conteúdos patrocinados são alguns exemplos. 


O Google Ads, funciona muito mais rápido que o SEO. Ambos, SEO e Google Ads, são estratégias de marketing de busca que geram mais tráfego e conquistam novos leads para a sua transportadora. 


Mas uma campanha no Google Ads bem elaborada e otimizada vai funcionar muito mais rápido para a sua transportadora que deseja alcançar o topo nas pesquisas “para ontem”.

 

e. Criação de site

Um site é a sua identidade digital. É por meio dele que você compartilha as informações mais importantes sobre seu negócio, dados da empresa, seu blog e muito mais.

Para fechar novos negócios sua transportadora precisa de um site matador, que seja capaz de vender sozinho.

É importante ressaltar que apenas a publicação de um site não traz automaticamente novos clientes, você precisa fazer uma combinação de estratégia de marketing de conteúdo e SEO para conquistar leads qualificados. 

Mesmo que você contrate alguém para planejar e executar o marketing digital para transportadora da sua empresa, saiba que esse conhecimento básico é necessário.


Não somente para você ter uma ideia de como o trabalho é feito, mas para entender como o mecanismo funciona.


É o mesmo com seguro de transporte de carga. Você não precisa ser um verdadeiro especialista sobre como ele funciona, isso é possível deixar para o seu corretor de confiança. 

Mas saber o que é importante, quais as obrigações e demais informações vai te ajudar a entender o quão importante contratar um seguro é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.

 


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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

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