03/03/2021

Mercado de transportes de carga em 2021. O que esperar?

O ano de 2020 foi atípico. Pensando nisso, como fica o mercado de transportes de carga para 2021. O que esperar? Entenda.
Mercado de Transportes

Tempo estimado de leitura: 6 minutos.

O ano de 2020 foi atípico. Pensando nisso, como fica o mercado de transportes de carga para 2021. O que esperar?

 

O mundo inteiro foi pego de surpresa com a pandemia da Covid-19. E precisou se adaptar a uma nova realidade. Restrições e cuidados para preservar o bem estar dos profissionais e da população de uma forma em geral.


Segundo dados publicados pela Associação do Transporte e Logística (NTC&Logística), a demanda pelos serviços de transporte rodoviário de carga (principal forma de transporte de cargas do país) recuou 45,2%. Após um começo de ano com uma queda de 26,1%, segundo o SETCESP, Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região.


 2020 foi cheio de desafios inesperados e muitas preocupações. Apesar da falta de otimismo de muitos profissionais, o mercado de transportes está confiante de que vai crescer e superar as expectativas.

 

Mercado de transportes: muitas transportadoras vão passar por reformulações em 2021

 

Não podemos negar que muitas transportadoras fecharam o ano no vermelho. 


Na realidade, muitos negócios de diversos segmentos em todo o mundo seguiram o mesmo caminho.


Segundo uma publicação realizada pela SINDIPESA, Sindicado Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais, a pandemia não impactou de maneira significativa o volume de transportes e movimentações de cargas pesadas e excepcionais no ano passado.


Além disso, os fretes e preços das prestações de serviços, na grande maioria, permaneceram os mesmos. Entretanto, o que mudou mesmo, foi a elevação dos custos para o mercado continuar girando.

O custo do diesel sofreu um aumento médio de 17%. Já o custo do pneu sofreu um aumento médio de 27%.
Além disso, o custo médio do aço subiu 40% em 2020. Como consequência, as siderúrgicas vão repassar um ajuste de 30 a 40% em 2021. Com o aumento do valor do aço, o preço dos caminhões e peças vão consequentemente sofrer um aumento considerável.


Além desses aumentos, o mercado vai investir em tecnologia e outras prevenções para evitar que os colaboradores acabem contaminados pelo coronavírus.

 

Sem uma reestruturação adequada, muitas transportadoras vão fechar as portas. Com muita paciência e um plano de contingência certo, o negócio pode sobreviver e crescer.


O ano de 2021 ainda é uma incógnita para muitos e só saberemos como o mercado de transporte de cargas vai se portar no decorrer dos próximos dias e meses. 


Mantenha-se positivo e para manter o seu negócio seguro, fale com os nossos corretores especializados em seguro de transportes!

 



 

Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Carga e proteja o seu negócio contra prejuízos.

 

 

 

 

               

 

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria