21/10/2019

Meu cliente não quer um Seguro de Carga: o que fazer?

Já ficou com dificuldades para oferecer um seguro para o cliente? Descubra algumas maneiras de desviar dessa saia justa.
Seguro de Carga

Tempo estimado de leitura: 6 minutos.

Meu cliente não quer contratar um Seguro de Carga: o que devo fazer?

“Já tenho uma apólice, mas meu novo cliente não quer contratar um seguro”.  

Quem nunca passou por uma situação dessas?

Saber como funciona um seguro e coberturas é imprescindível para quem trabalha com o transporte de cargas. Saber como instruir seus clientes sobre a importância da contratação de um seguro também.

Saiba como contornar essa situação e fazer com que seu novo cliente contrate um seguro próprio. Afinal, imprevistos que podem surgir durante o transporte de uma carga, não é mesmo?! 

 

Qual o primeiro passo?

 

A primeira coisa a fazer é entender o motivo para o embarcador não aceitar contratar um seguro. Conseguir entender o lado dele é fundamental para você pensar em uma estratégia de persuasão. 

Normalmente, o principal motivo apresentado para a recusa do embarcador é corte de custos para que o transporte não saia mais caro “do que a encomenda”.

Entretanto, sem a contratação de um seguro o valor do transporte pode ficar muito mais caro justamente por falta de proteção da carga. Esse pode ser seu principal argumento para convencer seu cliente a contratar um Seguro.

Vale lembrar que o embarcador não é obrigado a contratar um seguro de carga. Apenas o RCTR-C é obrigatório e exclusivo para as transportadoras.


Seguem algumas sugestões valiosas:

 

Apólice por estipulação


Você pode construir um discurso envolvendo os riscos que a falta de um seguro pode gerar durante o transporte de uma carga de um ponto a outro.
Para evitar isso, os embarcadores podem buscar pelo seguro “Transporte Nacional” e solicitar a “Apólice por Estipulação”.

Quando o embarcador contrata o seguro por estipulação, a transportadora terá uma apólice “adicional” em seu nome para a cobertura da carga durante o transporte.

 

Dispensa do Direito de Regresso

 

Caso o seu novo cliente não queira uma apólice por estipulação, você pode solicitar o DDR, Dispensa do Direito de Regresso.
 
O DDR é a isenção da transportadora de ressarcir/reembolsar a seguradora do embarcador da indenização em caso de algum sinistro ocorrido durante o transporte da carga em caso de roubo.

 

Meu cliente não aceita nenhuma alternativa

 

Nesse caso você deve recalcular todo o frete e conversar com a sua equipe interna se, por esse valor, vale a pena continuar com a operação ou cancelar.
 
Em muitos casos o valor do transporte cobre apenas os valores básicos do frete e a margem de lucro. Por isso, continuar com a operação se torna algo totalmente inviável e desvantajoso se o envolvimento do embarcador.

Você pode usar esse argumento para fazer seu cliente repensar. Apresente todos os custos e valores que a operação vai exigir e mostre o motivo do seguro ser um fator importante:
 

  • Mostre como um seguro pode ser muito mais vantajoso quando o valor da carga é alta;
  • Apresente números reais para os seus clientes;
  • Se prepare antes para as conversas com os seus clientes.

 


 

Caso seu cliente não mude sua postura, converse conosco (link do WhatsApp)! Pode ter certeza que vamos apresentar mais alguns argumentos vantajosos.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

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