19/06/2020

Redespacho é um termo no mercado de transporte. Conheça!

Neste conteúdo vamos te explicar o que é redespacho, como ele funciona, os tipos que existem no mercado e quais as suas vantagens para a sua transportadora.
Redespacho

Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

Existem alguns termos que ainda geram dúvidas dentro do mercado de transportes, o Redespacho é um deles.

 

Neste conteúdo vamos te explicar o que é, como ele funciona, os tipos que existem no mercado e quais as suas vantagens para a sua transportadora.


Vamos lá!

 

O que é Redespacho?


O Redespacho ocorre quando duas ou mais transportadoras estão envolvidas no processo de entrega de uma mercadora.


É muito comum essa estratégia ocorrer na distribuição de mercadorias onde o prazo é apertado, a Transportadora quer reduzir os custos e precisa agilizar o processo de entrega.

 

 



 

 

Tipos de Redespacho


Existem três tipos que são:

 

1.Redespacho

 

Funciona da seguinte maneira: uma transportadora, inicialmente contratada pelo Embarcador, contrata uma terceira transportadora para participar do processo de entrega de uma mercadoria em alguma parte do trajeto, seja no início ou final.


No Brasil é uma prática muito comum entre as Transportadoras, mas lembre-se que ela precisa ser muito bem planejada para evitar falhas no meio do caminho.


A Transportadora contratada pelo Embarcador é chamada de redespachante, enquanto a Transportadora terceirizada é chamada de redespachada.

 

2. Redespacho Intermediário

 


No Redespacho Intermediário mais uma transportadora é envolvida no processo de entrega.

Isso significa que o processo de entrega é dividido, no mínimo, em três etapas e não duas, como é o caso do redespacho.

 

O processo funciona da seguinte forma:

 

  1. A Transportadora Despachante pega a carga com o Remetente em Curitiba/PR e transporta até a cidade de São Paulos/SP e transfere a carga para a Transportadora Redespachada Intermediária.
  2. A Transportadora Redespachada Intermediária transporta a carga da cidade de São Paulo/SP até a cidade de Angra dos Reis/RJ e transfere a carga para a Transportadora Redespachada.
  3. A Transportadora Redespachada transporta a carga da cidade de Angra dos Reis/RJ até a cidade do Rio de Janeiro/RJ e entrega a carga para o destinatário final.

 

3.Subcontratação

 


A subcontratação, diferente das duas opções acima, é uma modalidade que acontece quando uma Transportadora contrata outra empresa para realizar o seu trabalho.


Digamos que uma Transportadora foi contratada pelo Embarcador para fazer a entrega, mas todas as suas frotas estão ocupadas. 


Para não perder o cliente a Transportadora terceiriza o transporte da carga para realizar todo o processo da entrega, da sua origem até o ponto final.


A Transportadora terceirizada é chamada de subcontratada.


Uma característica muito importante dessa prestação de serviço é que o subcontratado não possui nenhum vínculo com o Embarcador, ou seja, se alguma coisa acontecer a Transportadora contratada pelo Embarcador é quem se responsabiliza.

 

Quais as vantagens do Redespacho?


Ele é a melhor opção nos casos em que o trajeto da entrega é muito longo.


As transportadoras que focam em entregas próximas às regiões em que a matriz está localizada tendem a procurar por parceiros para evitar o atraso da entrega, ou, para evitar prejudicar as outras entregas.


Essa solução é muito vantajosa tanto para os redespachantes quanto para as redespachadas.

 

 


Gostou do nosso conteúdo sobre o que é redespacho? Então não esqueça de compartilhar com todos os seus parceiros de transporte!



 

 

Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Carga e proteja o seu negócio contra prejuízos.

 

               

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria