22/08/2019

Sinistralidade - Saiba mais sobre esse termo

Entenda o que é sinistralidade no seguro de transporte, como evitar e os possíveis reajustes.
Sinistralidade

Tempo estimado de leitura: 6 minutos.

Existem muitos termos técnicos que são comuns entre as operadoras de seguro, mas totalmente desconhecidos para Segurados e profissionais que não trabalham na área. Sinistralidade é um deles.


Alguns índices são acompanhados para que os seguros sejam aperfeiçoados e atendam todas as necessidades dos Segurados, principalmente para aqueles que trabalham com o transporte de cargas.

 

O que é sinistralidade?


Sinistralidade é um termo derivado de Sinistro e se refere ao valor que o Segurado pagou para a Seguradora em uma apólice (prêmio) e o valor que a Seguradora pagou de indenização (sinistro).

 

Qual a importância da métrica Sinistralidade?


Os seguros devem ser renovados de acordo com a sua validade. Para algumas modalidades a renovação é anual, em outras a renovação deve ser feita para cada transporte de carga feita. 
Independente de qual for a área, a preocupação que fica entre todos os Segurados são as condições do seguro e seus valores.


Quando um sinistro realmente acontece e o seguro é de fato acionado, o valor de renovação da apólice vai ser influenciada no futuro. Isso significa que quando um acidente, roubo ou qualquer outro sinistro ocorrer, o valor da renovação pode sim aumentar.
O objetivo da Seguradora é resgatar o valor pago na indenização. Precisa de um exemplo? Digamos que você transportada uma carga e aconteceu um sinistro. Quando chega ao final do contrato e é apresentada uma solicitação de renovação do seguro, na maioria das vezes o valor da franquia aumenta, o que não é uma regra.

 

A sinistralidade no Seguro de Carga é diferente dos outros seguros?


Não existe nada especial na sinistralidade do seguro de carga. 
Podemos dizer que a diferença é no período de vigência do seguro. O valor pago da indenização (o quanto foi pago para a Seguradora) é calculado para investigar quanto a Seguradora pagou (e perdeu) em caso de sinistro. Para ser considerada saudável, a sinistralidade não pode ultrapassar um percentual de 40% entre o sinistro e o prêmio. Nos casos em que a sinistralidade for considerada relativamente elevada, pode ter certeza de que as apólices serão revistas antes da sua renovação.

 

O que pode ser ajustado durante a renovação?


Alguns exemplos comuns de reajuste são:

  • O aumento do prêmio mínimo mensal;
  • O aumento da taxa;
  • O ajuste de franquia;
  • As regras de gerenciamento de risco.

 

Nos casos das apólices de transporte de carga, os reajustes são discriminados nas cláusulas de revisão. No caso do seguro de transporte, o seguro pode ser tanto para acidentes (RCTR-C) ou para as apólices em casos de roubo (RCF-DC).

 

Como evitar que ocorra a sinistralidade?


Para evitar que a sinistralidade ocorra no seu caso é fundamental reestruturar todas as suas operações logísticas. Com um estudo mais aprofundado e guiado por profissionais altamente capacitados, você consegue encontrar todas as vulnerabilidades que aumentam as chances da sinistralidade de acontecer e te ajudar a oferecer um serviço seguro e de qualidade para os seus clientes.


Além dessa análise minuciosa, seu corretor de seguros precisa ser de confiança e especialista em transportes e principalmente conhecer o seu negócio para encontrar as melhores soluções de gestão de riscos.
Mantenha sempre em foco a sinistralidade do seu negócio e pode ter certeza de que o valor do seu seguro de transporte será benéfico e dentro daquilo que você pode pagar.

 


 

Gostou do conteúdo e gostaria de mais informações? Deixe o seu comentário que vamos responder.
Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Transporte e proteja o seu negócio contra prejuízos e siga a VOI Seguros no Facebook, YouTube para ficar por dentro de todos os conteúdos sobre seguros.

 


 


 

           

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria