24/01/2020

Tecnologia no Gerenciamento de Risco: O que é Telemetria?

A telemetria é um sistema tecnológico que tem revolucionado a área de Gerenciamento de Risco, minimizando perdas e dano.
Telemetria

Tempo estimado de leitura: 6 minutos.

A Telemetria é um sistema tecnológico de monitoramento capaz de medir, ou rastrear, algo que está distante ao usar uma comunicação sem fio, semelhante aos sinais de rádios e satélites. Saiba mais!

O Gerenciamento de Risco possui três funções no transporte de cargas:

  1. Diminuir os riscos de sinistros e aumentar a segurança
  2. Diminuir o valor do Seguro
  3. Diminuir os custos internos

O Gerenciamento de Risco é um setor focado em minimizar, ou aniquilar de vez, todas as perdas e danos que uma transportadora pode sofrer durante o transporte de uma carga.

Para que a performance do gerenciamento se torne mais concreta e eficaz, a área pode contar com uma nova tecnologia: a Telemetria.

Esse tipo de tecnologia pode revolucionar a área de Gerenciamento de Riscos, uma vez que o monitoramento das frotas e da carga é fundamental para garantir a integridade do motorista, da carga e do veículo.

 

Como o sistema de Telemetria funciona?

Para começar a usar a medição usando a Telemetria é necessário instalar nos veículos de transporte um dispositivo que captura todas as informações que podem interessar ao gestor de riscos.

Por meio da transmissão feita por sinais de rádio, telefonia celular ou internet, os dados são enviados constantemente para um servidor central e ficam armazenados para serem acessadas sempre que necessário, no computador central ou até mesmo por um celular que tenha o sistema de gestão instalado.

 

 


 


 

Quais informações são colhidas pela Telemetria?

 

Os sistemas de telemetria veicular são capazes de capturar todos os tipos de informações que podem beneficiar o Gerenciamento de Riscos de uma frota.

As principais são:

 

  • Odômetro: medidor da distância percorrida pelo veículo;
  • Velocidade, freadas e acelerações bruscas realizadas pelo veículo;
  • Acompanhamento da jornada de trabalho das equipes responsáveis pelo transporte;
  • Rastreamento em tempo real do veículo.

O mercado de transportes de carga está em constante evolução para que os empresários encontrem soluções para automatizar seu negócio e ter maior controle dos seus gastos. Além da economia, os profissionais têm acesso às informações que podem otimizar ainda mais a performance das entregas.

 


Gostou do nosso conteúdo sobre Gerenciamento de Riscos? Então compartilhe agora mesmo com todos os seus amigos nas redes sociais!


 

Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Transporte e proteja o seu negócio contra prejuízos.

 

               

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria