PERGUNTAS FREQUENTES

Esperamos poder sanar algumas de suas dúvidas, para mais informações entre em contato pelo botão abaixo

CONVERSE DIRETO COM A GENTE! 

O seguro de risco de engenharia tem como objetivo garantir indenização causados por acidentes e imprevistos durante a execução de obras civis (construção, ampliação e reforma), instalações e montagens de máquinas e equipamentos, quebra (acidental e repentina) de equipamentos de produção.

Para transferir os riscos de sua obra para uma seguradora e assim minimizar eventuais perdas durante a execução da obra.

Construtor, proprietário, arquiteto, engenheiro, síndico, proprietário, locatário, etc. Ou seja, todos os envolvidos na obra, instalações e montagens.

A apólice é do tipo "All risks", isto é, todos os riscos que não os explicitamente excluídos no contrato estão automaticamente cobertos. Destacam-se os riscos deincêndio e explosão, riscos de natureza ou força maior (vendaval, destelhamento, alagamento, inundação, desmoronamento, geadas, etc.), danos indiretos decorrentes do emprego de material defeituoso ou inadequado, erro de execução ou desmoronamento de estruturas não causados por erros de projeto, roubo e/ou furto qualificado.

É possível contratar ainda coberturas complementares.

A apólice é do tipo "All risks", isto é, todos os riscos que não os explicitamente excluídos do contrato estão automaticamente cobertos. Vale salientar que essa apólice é desenhada para proteger propriedades. Entretanto, no meio de contratação de cobertura adicional, ela pode cobrir danos a pessoas feridas em um acidente ou em outros tipos de responsabilidade civil que podem ocorrer durante a obra.

Seguro é um investimento. Apesar dos avanços tecnológicos e adoção de procedimentos cada vez mais seguros, os setores da construção ainda possuem um grande número de acidentes. O seguro é um recurso imprescindível para o gerenciamento de risco, muitas vezes obrigatório. Afinal o seguro pode contrmplar pequenos reparos à grandes obras e atende as mais variadas empresas de construção. Contratar seguro pode ser oferecer solução que muitos nem imaginam.

A apólice de seguro pode ser emitida em nome do empreiteiro ou do dono da construção.

Todos os interessados na obra ou na montagem/instalaçãi de equipamentos, incluindo empreiteiros e subempreiteiros - citados ou não na apólice - são considerados, em conjunto, segurados. Sendo todos segurados entre si e não existe qualquer sub-rogação de direitos e, consequentemente, inexistente também direito a recurso judicial.

O corretor especialista trabalha para o segurado e não para as seguradoras. Além de legalmente responsável pela defesa dos interesses dos segurados, é um especialista para atender as necessidades específicas do segurado, de cada obra e/ou montagem e assim conseguir melhores coberturas com os melhores valores.

O seguro de obras é uma modalidade absurdamente barata, a contratação pode vvariar entre 0,2% e 1% do valor da obra. Valor baixo em comparação aos benefícios que o seguro lhe proporciona.

Os valores seguem as tendências do mercado e podem variar entre contratos, segurados e também de corretor para corretor. Assim, caso tenha um outro orçamento fale conosco, como somos especialistas nossas taxas são reduzidas.

Todos os documentos solicitados já estão em posse do responsável pelas obras, não existem segredos ou correrias extras para fechar negócio. O processo é prático e muito simples.

Hoje, as modalidades são inpumeras, desde as ferramentas, aos maquinários e equipamentos mais robustos, quanto aos funcionários, materiais, erros de projeto, imprevistos, canteiros de obras entre muitos outros. Converse conosco sobre, tenho certeza de que você pode se surpreender com as diversas formas que você pode ser amparado. Afinal o seguro de obra, ou seguro de risco de engenharia, pode ser definido como "All risk" (todos os riscos em tradução livre), pois ao invés de listar quais acidentes e eventualidades são cobertos pela apólico, são listados apenas os itens que não estão cobertos. Fácil, não?

O seguro de obra cobre a estrutura física, o financeiro e o mais importante, toda a equipe de profissionais envolvida no projeto. Os operários correm o risco de sofrer distensões musculares, escorregões e tombos, exposição a ruídos e sons altos, lesões por esforços repetitivos (L.E.R.), lacerações e cortes, picadas de bichos e insetos, queda de objetos e até mesmo estar sujeito a óbito.

A prevenção deve ser sempre a principal frente de atuação. Conscientizar os fucionários e fiscalizar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), investir em equipamentos de qualidade e o mais importante, contratar um seguro que cubra qualquer acidente durante a execução do planejamento é fundamental.

O ideal é que você contrate dois seguros:

  • Seguro de Vida com cobertura para invalidez por acidente. Esse seguro vai indenizar o seu funcionário caso ele se acidente no trabalho.
  • Seguro de Responsabilidade Civil Geral com cobertura de responsabilidade civil empregador. A cobertura vai indenizar a sua empresa, caso ela venha a ser acionada judicialmente por um acidente de trabalho.

O Seguro de Responsabilidade Civil cobre danos que a obra causa a terceiros.

O Seguro de Obras cobre os danos materiais da obra.

É importante que ambos os seguros sejam contratados para que a obra esteja plenamente protegida.

A cobertura para erro de projeto indeniza prejuízos causados pelos danos acidentais decorrentes de erro de projeto. É importante notar que essa cobertura não protege contra erros de projeto que não tenham gerado dano físico acidental.

Garante danos físicos acidentais, ocorridos no local do risco ou canteiros de obras durante a vigência da apólice, consequentes de erro de projeto às obras civis já construídas ou em construção, excluindo os custos que seriam suportados pelo segurado para retificar o defeito original, incluindo transporte, os tributos e despesas afins, se este defeito tivesse sido descoberto antes do sinistro.

Deve-se contratar maior ou equivalente ao custo total da execução da obra incluindo custos com materiais, mão-de-obra, fretes e impostos.

A cobertura que garante os empregados é a de Responsabilidade Civil Empregador. Para proteger os equipamentos e máquinas que realizam serviços na obra podem ser contratadas, por exemplo, as coberturas de Equipamentos e Ferramentas de Pequeno e Médio Porte e Equipamentos Móveis e Estacionários. No caso de terceiros envolvidos com a construção, temos coberturas de Responsabilidade Civil com ou sem Fundação e Cruzada, ou ainda, Lucros Cessantes Decorrentes de Responsabilidade Civil.