22/02/2021
Transportadora | Estratégias para conquistar novos clientes
Tempo estimado de leitura: 14 minutos.
Saber controlar os custos de envio e conseguir as melhores taxas frete ajuda na competitividade de sua transportadora. Entretanto, reduzir preço não é a única forma de conquistar novos clientes. Entenda.
Manter a continuidade dos negócios é algo essencial para as transportadoras que estão em busca de crescimento. Ou mesmo para se manter relevante diante da concorrência. Assim, neste artigo criamos uma lista que vai te ajudar a ter uma visão mais concreta do que deve ser levado em consideração para conquistar novos clientes.
Boa leitura!
Como conquistar novos clientes?
Em primeiro lugar, para conquistar novos clientes você não deve pensar apenas em reduzir o valor do seu serviço.
Clientes estão atrás de um bom custo-benefício. Além de um bom valor, eles querem uma transportadora de confiança. Afinal, a garantia da entrega das mercadorias ou cargas em bom estado e dentro do prazo é o que vai garantir seu sucesso como negócio também.
Um parceiro de transporte competente terá um grande impacto nas operações do dia a dia de uma empresa. Por isso o valor do frete não é o único item a ser levado em consideração.
Que tal olhar seu negócio do ponto de vista dos clientes? Confira alguns fatores que são importantes para os clientes:
Custo do frete, qualidade do serviço e tempo de entrega
O bem da verdade é que o preço sempre irá entrar na balança na hora de escolher uma transportadora. No entanto, a qualidade do serviço prestado e o prazo de entrega também são constantemente avaliados.
Quando os clientes escolhem transportadoras pelo preço mais barato, eles correm o risco de comprometer a qualidade do serviço, o tempo de entrega e até mesmo a integridade da sua carga.
Leve sempre em consideração esses três critérios juntos ao avaliar a maneira como você apresenta a sua transportadora.
Serviços oferecidos
Quais os serviços que a sua transportadora oferece? Existem muitos serviços que você pode disponibilizar, como por exemplo:
- Transporte de carga geral
- Transporte de encomendas
- Transporte de mudanças
- Transporte de cargas perigosas
- Transporte de cargas frigoríficas
- Transporte de cargas de grande porte
- Transporte de produtos farmacêuticos
- Transporte de produtos químicos
- Transporte de carga completa
- Transporte de cargas fracionadas
- Armazenamento de cargas
Sua transportadora é capaz de atender todas as necessidades dos seus clientes ou ele vai precisar contratar mais de um remetente para movimentar, ou armazenar, sua carga?
Quanto mais completo um serviço oferecido, mais caro ele fica. E isso não é errado. Muitas empresas estão dispostas a pagar a mais para ter tudo em um só lugar.
Antes de oferecer um tipo de serviço específico, leve em consideração quem é seu público. O que ele precisa para sentir segurança para contratar você ao invés da concorrência.
É muito mais benéfico trabalhar com quem faça um serviço bem feito do que contratar a concorrência “mais barata”.
Vender valor é diferente de vender “preço”.
Confiabilidade
Qual é o seu Nível de Serviço Logístico? Ou seja, qual é o seu rendimento dentro do setor de transportes e logística?
O nível de serviço logístico é a qualidade de desempenho oferecido aos seus clientes. Os principais indicadores analisados para saber qual é o seu nível de serviço são:
- Frete gasto no período do transporte
- Frete pago por destino (quais regiões ou cidades a operação é mais ou menos custosa)
- Frete gasto por kg transportado
- % do frete em relação ao valor da mercadoria
- Frete pago x Frete estimado
- Performance de entrega
- Ocorrências sem soluções
- Frete correto (a transportadora cobra o valor de frete combinado no contrato de frete)
- Entrega perfeita (a transportadora se responsabiliza por atrasos, perdas etc.)
Quanto maior o nível de serviço logístico de uma transportadora, maior é o seu cuidado com as mercadorias. Assim como, melhor a experiência para os seus clientes.
Segurança
O conceito de segurança para você, transportadora, pode ser um pouco diferente para seus clientes. Apesar de ambos ter como objetivo manter a carga intacta e protegida do início ao fim da entrega.
Imagine a seguinte situação, existem duas operadoras de transportes:
A primeira possui tarifas mais baixas. Entretanto é conhecida no mercado por alterar seu diário de bordo para que essa redução seja possível (além de ilegal isso é desonesto). Junto a isso, o número de acidentes da transportadora é acima da média.
A segunda operadora tem taxas um pouco mais elevadas. Entretanto ela usa um dispositivo de registro eletrônico. O que significa que as informações coletadas são reais e seguras. Além disso, seu índice de acidentes é muito baixo.
Qual das duas transportadoras seu cliente escolheria? Do mesmo jeito que a segurança é uma prioridade, a transparência e a honestidade também são.
Transportadoras que priorizam a segurança dos seus colaboradores e das cargas devem construir sua reputação em cima disso.
Os clientes prestam muita atenção à classificação de seguranças das transportadoras. Portanto escolhem aquelas com boa reputação no mercado.
Outro grande fator no quesito segurança é a contratação de seguros para a carga, veículos e até mesmo os profissionais que operam o veículo.
Quanto mais uma transportadora demonstra interesse em segurança, maior confiança ela passa ao mercado.
Sustentabilidade
Hoje, seguir práticas sustentáveis é um diferencial para as transportadoras que desejam construir uma boa reputação . Afinal, os veículos emitem poluentes.
Como você demonstra seu compromisso com o meio ambiente? Suas ações podem ser mensuradas e avaliadas? Você investe em sustentabilidade por acreditar nisso ou só porque as pessoas consideram isso relevante?
Muitas empresas fecham contratos com parceiras que seguem a mesma política de sustentabilidade que as suas. Uma transportadora que prioriza a consciência ambiental tem sua imagem fortalecida de forma positiva.
Lembre-se que os clientes estão mais atentos as políticas de sustentabilidade das empresas. Por isso esse item, assim como a segurança, é outro fator importante para conquistar novos contratos.
Estabilidade
Clientes se preocupam com a reputação das transportadoras parceiras. Por isso eles buscam informações sobre as frotas, os depósitos em que as cargas ficam armazenadas, a segurança e comparam essas informações com outras transportadoras do mercado.
Afinal, clientes buscam é estabilidade. Transportadoras que cumprem com o que vendem. A longo prazo, só preço não sustenta nenhum negócio. Por isso, antes de pensar como conquistar novos clientes, pense em longo prazo. Existe algum ponto na sua operação que possa desestabilizar seu negócio? Vocês está cumprindo o que prometeu ao seu cliente? Se não. Onde quais são os pontos de alerta e o que fazer para corrigir.
Um bom serviço prestado, não apenas garantem uma relação a longo prazo com o cliente satisfeito. Como também possibilitam novos negócios. Afinal, você indica um prestador que gostou ou não gostou?
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