07/08/2018
Como conseguir comprar uma casa sem ter dinheiro guardado?
Tempo estimado de leitura: 13 minutos.
Independente de quantos anos você tem, é bastante provável que ao longo da sua vida já tenha se questionado sobre como conseguir comprar uma casa. Sonho de todo brasileiro e um dos sinais de que a pessoa finalmente “deu certo”, a compra do primeiro imóvel é marcante!
Considerado como o bem material mais importante da vida do homem – e também da mulher, é claro – ter uma casa faz parte do significado de “estabilidade”. Afinal, ninguém merece passar a vida toda pagando aluguel, não é mesmo?
Mas, sendo um bem de elevado valor financeiro, nem sempre é simples fazer a compra de um imóvel. Como conseguir comprar uma casa é, então, a pergunta que muitos se fazem nessa hora a fim de encontrar uma opção que seja custo x benefício viável e cabível ao bolso.
É possível conseguir comprar um imóvel mesmo sendo jovem? É necessário se endividar para ter a sua tão sonhada casa? O que compensa e o que não compensa tratando-se do assunto?
Para saber essas e outras respostas sobre o assunto continue lendo este artigo! Descubra meios sobre como conseguir comprar uma casa aqui e realize o seu grande sonho!
Opções de como conseguir comprar uma casa
Em dinheiro
A primeira e mais sonhada opção quando o assunto é como comprar uma casa é o pagamento à vista. Sem nenhum saldo para depois, nenhum tipo de juros ou compromisso, é claro que se você tem uma boa quantia guardada, por exemplo, fruto de uma venda ou de uma herança, essa é a melhor forma para fazer a aquisição do seu imóvel.
Além de não gerar boletos para o resto da vida, a compra de imóveis à vista possibilita gigantescos descontos! Como é a forma menos praticada, se você tem um bom capital em mãos, saiba negociar bem antes de fechar o negócio! Afinal, tratando-se de compras altas, que envolvem alguns “mil reais”, o desconto deve ser na mesma proporção, não é mesmo?
Financiamento
A segunda opção é a mais procurada e que mais tira o sonho de ter um imóvel seu do papel. Apesar de não ser tão vantajosa por motivos óbvios, como os gigantescos juros cobrados ao longo dos anos, muita gente tem que financiar para finalmente ter o seu espaço!
O financiamento é, geralmente, pago em até 30 anos. O grande problema é que ao somar o valor pago ao término deste compromisso é fácil verificar que você pagou praticamente duas vezes o valor da sua casa. Infelizmente, isso acaba desmotivando um pouco, não é mesmo?
Outro ponto importante é que para obter o financiamento você tem que comprovar renda para o banco. Afinal, o banco tem que ter garantias de que posteriormente receberá o valor entregue a você, para a sua compra. É necessário ter bons salários e rendas para conseguir um financiamento, algo como ao menos R$ 10 mil mensais para cartas de R$ 300 mil.
Não tenho nem dinheiro e nem crédito. E agora?
Se você conferiu essas opções sobre como conseguir comprar uma casa e ficou desesperado por não se enquadrar em nenhuma delas, atenção à boa notícia: Existe sim mais uma forma de conquistar o seu sonho de ter uma casa de papel passado no seu nome.
Essa terceira opção é conhecida como consórcio imobiliário e tem ajudado milhares de pessoas a concretizar seu objetivo de comprar um imóvel.
Ajudando você a poupar dinheiro, a se planejar para o futuro e ainda colaborando com a aquisição de um bem de alto valor aquisitivo, vale a pena entender mais sobre essa opção!
Consórcio Imobiliário
Mais uma opção para quem deseja saber como conseguir comprar uma casa, o consórcio imobiliário é hoje a melhor alternativa. Envolvendo uma relação custo x benefício muito vantajosa, é a saída perfeita para quem deseja ter algo seu e que não tem tanta pressa.
Quer um resumo de como funciona o consórcio imobiliário? Vamos lá: Primeiramente você contrata o consórcio e assume parcelas mensais de acordo com o valor escolhido. O tempo de pagamento varia, valendo destacar que a média é em torno de 10 a 15 anos de pagamento.
Durante o tempo de pagamento você, como contratante do consórcio, participa de sorteios em que pode vir a ser contemplado com sua carta de crédito no valor total.
Também é possível que dê lances ao longo dos leilões que são abertos pelo consórcio. No caso de o lance ser bom, você tem acesso a sua carta de crédito total. Você paga o valor dado como lance e continua pagando o saldo restante em parcelas.
Com a carta de crédito em mãos é possível fazer finalmente a tão sonhada compra do imóvel!
Vantagens e desvantagens do Consórcio Imobiliário
Entre as vantagens de escolher o consórcio imobiliário como resposta a sua pergunta “Como conseguir comprar uma casa?” a que mais se destaca é que não há cobrança de juros.
Diferente de um financiamento, o valor contratado e realmente pago é muito semelhante, compensando mais para quem quer fazer a compra.
Outro ponto importante é que não é necessário comprovar renda na contratação do consórcio. Essa é uma obrigatoriedade apenas quando a pessoa é contemplada e finalmente tem acesso ao crédito total!
Ainda é vantagem do consórcio o fato de que desta forma você consegue guardar o dinheiro!
Entre as desvantagens, se sua pretensão é aguardando ser sorteado ao invés de dar um lance, é preciso se atentar ao tempo! Para quem pretende dar lance, a carta pode sair no próximo mês, entretanto, pelo sorteio, pode sair tanto no próximo mês, como daqui a 5 ou 10 anos, por exemplo.
Para quem paga aluguel, pode ser mais complicado sustentar dois boletos mensais, porém é sempre possível avaliar mais de perto! Para os jovens, que ainda moram com os pais, é a melhor alternativa sempre!
Quer entender melhor o consórcio imobiliário? Quer finalmente saber como conseguir comprar uma casa para dizer “Lar, doce lar”? Aproveite para conferir outras importantes informações aqui e não perca mais tempo. Quanto antes você começar a pagar o seu consórcio, mais cedo terá o seu sonho da casa própria concretizado! Fale agora mesmo com a VOI Seguros!