20/11/2020

5 Aplicativos para Caminhoneiros de Transporte de Carga

Conheça alguns aplicativos essenciais para caminhoneiros que vão tornar o dia a dia do transporte de cargas mais dinâmico. Descubra quais são e boa leitura!
aplicativos para caminhoneiros

Tempo estimado de leitura: 14 minutos.

Aplicativos para caminhoneiros. A tecnologia pode ser usada de diversas formas, inclusive para facilitar o dia a dia dos caminhoneiros, transportadoras e embarcadores.


A atividade de transporte de carga, tão tradicional entre os brasileiros, pode ser melhorada com o uso de uma simples tecnologia antes, durante e até mesmo depois de uma viagem para entrega.


Transportadoras, corporativas e motoristas autônomos encontram muitos desafios nas estradas e na logística das entregas, pois isso exige muito investimento.


Para que os negócios não fiquem para trás, muitas empresas estão criando aplicativos que podem tornar o dia a dia do transporte de cargas muito mais dinâmico.


Pensando nisso reunimos alguns aplicativos que vão ajudar e muito nesse processo.


Descubra quais são e boa leitura!

 

Por que os caminhoneiros devem recorrer aos aplicativos?


Podemos usar os dispositivos conectados à internet, ou até mesmo offline, como ferramentas profissionais para economizar tempo e dinheiro.


Segundo dados da Pesquisa CNT Perfil do Caminhoneiro, da Confederação Nacional do Transporte, cerca de 87,8% dos caminhoneiros usam equipamentos como notebooks, smartphones ou tablets para acessar informações referente ao seu trabalho.


A pesquisa ainda informa que 98% desses profissionais priorizam o uso do smartphone para acessar à internet, sendo que 90,6% acessam a rede diariamente.


Os principais motivos para o uso da internet são:

  • Redes Sociais: 68,1%
  • Trabalho: 55,4%
  • Notícias: 32,3%
  • Transações bancárias: 6,8%


Todas essas informações impulsionaram o surgimento de aplicativos voltados para motoristas, transportadores e até mesmo embarcadores.


Além dos aplicativos que são publicados nas lojas do Google (GooglePlay) e Apple (AppleStore), as próprias empresas podem investir em aplicativos próprios.

 

Aplicativos essenciais para o transporte de cargas


O número de aplicativos especializados para o transporte de cargas tem crescido pois existe demanda no mercado, especialmente aplicativos nacionais.


Separamos cinco deles, onde quatro são brasileiros, feitos por empresas brasileiras que estão focados em ajudar motoristas, embarcadores e transportadores focados em transportes de cargas.

Confira a nossa lista!

 

1.TruckPad


O aplicativo nacional TruckPad tem como propósito transformar a logística do transporte, usando a tecnologia.
Apesar desse aplicativo ter como público motoristas e embarcadores, as transportadoras podem se beneficiar dos seus serviços para contratar mão de obra extra (subcontratação ou redespacho).


Para os motoristas, segundo o aplicativo, basta o profissional autônomo baixar o aplicativo em seu smartphone Android, fazer um cadastro rápido com informações pessoais, e do seu veículo, e escolher o tipo de carga que deseja transportar. 


Assim que surgir um trabalho, toda a negociação será feita diretamente com o Embarcador (dono da mercadoria) e pronto.


A TruckPad garante todo o suporte durante o transporte e fará o monitoramento em tempo real até que a mercadoria seja entregue em seu destino. 


Todos os processos são administrados pelo próprio smartphone, sem complicações.


Os Embarcadores e Transportadoras que precisam despachar uma carga e buscam por motoristas autônomos podem usar o sistema da TruckPad para encontrar profissionais que se enquadram com o perfil certo para transportar a mercadoria.


Basta anunciar a carga, fazer uma consulta na Gerenciadora de Risco sobre o motorista, entregar a carga e acompanhar toda a jornada do motorista em tempo real até a entrega e pronto.


As Transportadoras que possuem uma equipe própria podem usar a plataforma para administrar a sua própria equipe de motoristas também.


Simples, prático e todos ganham com a organização da logística!

 

2.infraBR Caminhoneiro


O aplicativo InfraBR Caminhoneiro é uma plataforma idealizada pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvida pelo Serpro (empresa pública de tecnologia do Brasil). Esse aplicativo é compatível com dispositivos Android e IOS.


Desde o início do projeto, seus desenvolvedores o criaram para oferecer funcionalidades que facilitem o trabalho de um Caminhoneiro.


Atualmente o aplicativo permite que o profissional:

  • Faça o cálculo de frete com base nas resoluções da ANTT
  • Informe o lucro desejável
  • Acrescente o custo adicional de pedágio
  • Salve o orçamento de frente em formato PDF
  • Mas em um futuro próximo, eles querem que os profissionais:
  • Controlem o consumo de diesel durante a viagem
  • Identifiquem pontos de parada e de descanso
  • Realizem o agendamento de fretes
  • Recebam alertas para agendamentos de exames toxicológicos
  • Gerenciem informações sobre manutenção do caminhão e de troca de pneus
  • Tenham um canal de comunicação direto com o órgão de segurança

 

Tudo o que o Ministério da Infraestrutura quer é que o Caminhoneiro quer é que o caminhoneiro tenha tudo o que precisa para trabalhar, em seu smartphone.

 



 

3.Fretefly


O aplicativo Fretefly é compatível, até o momento, com dispositivos Android.


Semelhante ao TruckPad, a Fretefly é uma empresa intermediária entre Transportadoras ou Embarcadores e Caminhoneiros. A Fretefly faz a gestão de todo o transporte de carga.


Os Embarcadores disponibilizam para as Transportadoras, que procuram pelos Motoristas cadastrados no aplicativo. 

O profissional faz o transporte da mercadoria e o aplicativo monitora todos os passos e informa para o Embarcador tudo o que está acontecendo.

Garantindo maior segurança para todas as partes envolvidas.

 

4.Waze


O Waze é um dos melhores aplicativos de localização que existem.


Ele tem uma ótima interface e você ainda pode personalizar algumas funções.


Além disso, o Waze oferece algumas informações que são muito úteis para quem está dirigindo como:

  • regiões com mais engarrafamento
  • regiões com fiscalização policial
  • regiões que com problemas nas vias
  • estradas em manutenção
  • batidas
  • lombada eletrônica
  • postos de gasolina e muito mais

 

O caminhoneiro precisa estar o tempo todo alerta para evitar acidentes durante uma viagem e o Waze além de ajudar a encontrar os endereços das entregas, pode ser um ótimo copiloto. 

 

 

5. Minhas Economias


O aplicativo Minhas Economias é outro aplicativo perfeito para os Caminhoneiros, mas dessa vez o foco é manter a economia e evitar os gastos desnecessários. Esse aplicativo é compatível nos dispositivos Android e IOS.


Com o Minhas Economias os motoristas conseguem ter maior controle de todos os seus gastos durante as suas viagens.

Com o aplicativo eles conseguem:

  • cadastrar o saldo de todas as suas contas
  • analisar gráficos
  • receber alertas
  • cadastrar transações de despesas, receitas e transferências
  • programar repetição de transações
  • lançar parcelamentos
  • cadastrar notas
  • gerenciar seus sonhos e muito mais

 


 


Gostou das dicas? Então não perca tempo e baixe os aplicativos em seu dispositivo e aproveite os benefícios da tecnologia.


               

 

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria