17/07/2020
Seguro complementar: Uma carga pode ter dois seguros?
Tempo estimado de leitura: 7 minutos.
Seguro complementar: Uma carga pode ter dois seguros?
Essa é uma situação um pouco incomum e até mesmo improvável, mas não impossível. Uma carga pode estar coberta por dois seguros diferentes sim, mesmo que essa prática não aconteça com muita frequência.
Chamamos essa situação de Seguro Complementar, ou Apólice Complementar. Vamos entender um pouco mais como isso funciona.
Uma única carga coberta por dois seguros
Você não vai encontrar esse tipo de situação em outros tipos de seguro. Diferente deles, as cargas contam com a possibilidade de serem cobertas por duas apólices diferentes usando o mesmo CNPJ.
Uma coisa que você precisa entender é que não são duas apólices iguais, mas duas apólices que se complementam uma com a outra e ampliam a cobertura.
O que é um seguro complementar e como ele funciona?
Todas as transportadoras possuem uma lista de mercadorias que podem ser negociadas para transporte e outra lista com mercadorias que não são negociáveis para transportes. Essas listas são chamadas como “Excluídas”.
Você pode encontrar nas listas Excluídas Negociáveis mercadorias como medicamentos, vidros e produtos químicos.
Já nas listas Excluídas Não Negociáveis as mercadorias que se encaixam são armas, munições, animais vivos e explosivos.
Quando uma transportadora aceita fazer o transporte de mercadorias que se enquadram na lista Excluídas Não Negociáveis, ou seja, não cobertas pela principal Apólice, elas precisam de uma apólice complementar de outra Seguradora que aceite esse tipo de mercadoria.
Isso significa que a mesma mercadoria está coberta por duas apólices ao mesmo tempo.
As negociações e listas de mercadorias aceitas ou não para transporte devem ser feitas direto com a sua corretora de seguros de confiança.
Converse com o seu corretor e tire todas as dúvidas antes de fechar qualquer tipo de negócio com o seu cliente.
Existem outros casos de apólice complementar no Seguro de Transporte?
Não. Não existem outros casos em que é liberado que uma única carga possua dois Seguros contratados ao mesmo tempo no mesmo CNPJ.
A minha transportadora e o meu cliente possuem seguro para uma única carga. Isso conta como seguro complementar?
Não.
O Seguro do Embarcador (dono da mercadoria) cobre as cargas que são transportadas por frotas próprias. Ou seja, se você possui uma equipe interna de transporte.
Já o Seguro do Transportador (Seguro de Responsabilidade Civil) é obrigatório para evitar prejuízos causados pela mercadoria a terceiros em casos de acidentes e até mesmo roubos durante a viagem ou enquanto a mercadoria é guardada em depósitos durante o trajeto.
Cada um pode ter a sua cobertura para fins específicos, isso não significa que uma mesma mercadoria possui dois seguros contratados no mesmo CNPJ.
Conseguiu entender o nosso conteúdo sobre Seguro Complementar? Aproveite então para compartilhar com todos os seus amigos e parentes em suas redes sociais. E não esqueça de seguir a VOI Seguros no Facebook, LinkedIn e YouTube para aproveitar nossos materiais exclusivos!
Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Carga e proteja o seu negócio contra prejuízos.