16/04/2020

Seguro de Carga | Os principais tipos de Seguro de Carga

Nesse artigo vamos apresentar os principais tipos de Seguro de Carga e te ajudar a identificar o que melhor se encaixa a realidade de seu negócio.
Seguro de Carga

Tempo estimado de leitura: 7 minutos.

Você vai encontrar no mercado vários tipos de Seguro de Carga. Mas o que você realmente precisa é identificar aquele que melhor se encaixa com a sua necessidade como Transportador ou Embarcador.


Você pode começar a fazer sua própria pesquisa sobre cada tipo de seguro, mas recomendamos que você converse com um Corretor Especialista da VOI Seguros. Ele vai te indicar os tipos de coberturas disponíveis para cada tipo de operação de transporte.


Enquanto você não marca a sua reunião, já podemos te adiantar algumas informações sobre os Seguros de Carga.

Vamos lá?

 

Os principais tipos de Seguro de Carga

 

Seguro de RCTR-C – Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga


O Seguro RCTR-C é item obrigatório para todos os Transportadores desde 1966.

Esse seguro em específico cobre todos os danos materiais causados pelo transportador à propriedade de terceiros sob responsabilidade dele.

Os sinistros podem ser:

  • Colisão
  • Capotagem
  • Abalroamento
  • Tombamento
  • Incêndio
  • Explosão do veículo

Não se enquadra nesse cenário a cobertura para o veículo de terceiros, por exemplo, em caso de uma colisão. Isso vai exigir a contratação de outro produto dentro do seguro.

 

Seguro de RCF-DC – Responsabilidade Civil Facultativa por Desaparecimento de Carga


Diferente do RCTR-C, o Seguro RCF-DC é facultativo, mas cobre sinistros relacionados a:

  • Roubo total ou parcial
  • Apropriação indébita, quando o motorista se apropria indebitamente de sua mercadoria
  • Estelionato
  • Furto simples ou qualificado
  • Extorsão simples ou mediante sequestro

 

Por não ser um item obrigatório muitos Transportadores não contratam esse tipo de Seguro. Os prejuízos podem ser grandes.

 

Seguro de TN – Transporte Nacional


O Seguro de Transporte Nacional é destinado ao Embarcador, o dono da mercadoria.
Esse tipo de Seguro garante que todas as perdas e danos causados a mercadoria durante o seu transporte (aquaviários, terrestres ou aéreos) sejam indenizados em casos de acidentes envolvendo o veículo transportador, avarias e roubos.

 


 


 

Seguro Avulso Nacional


O Seguro Avulso Nacional deve ser contratado para cobrir os danos causados à uma carga durante o seu transporte.


Esse seguro é exclusivo para os donos das mercadorias que não trabalham com o transporte de carga ou não o fazem com muita frequência. Ele não pode ser contratado pelo Transportador.


Mudanças é um exemplo de uso para o Seguro Avulso Nacional, as empresas que realizam poucas operações podem se beneficiar desse tipo de seguro também. 

 

Seguro de Transporte Internacional – Importação e Exportação


O Seguro de transporte internacional tem o seu próprio Seguro de Carga


A primeira preocupação das empresas de Comércio Exterior é manter as cargas seguras para transporte, independente se o seu destino é um país próximo ou do outro lado do mundo.


Esse tipo de seguro não é obrigatório, porém, é um diferencial, um algo a mais que as empresas de Transporte podem oferecer aos seus clientes durante as negociações.


O Seguro de Transporte Internacional garante cobertura mediante incidentes, extravios, perdas e quaisquer avarias que podem ocorrer com a carga durante o transporte para outro país.

 


Gostou dos nosso conteúdo sobre os principais tipos de Seguro de Carga que existem no mercado? Então não esqueça de compartilhar com os seus amigos e parceiros nas redes sociais.



 

Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Transporte e proteja o seu negócio contra prejuízos.

 

               

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria