25/06/2018

Franquia do seguro: quando vale a pena acionar o seguro ou consertar o veículo de forma particular

Franquia do seguro quando vale a pena eu usar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos.

Você já sabe que é importante contratar um seguro de carro, mas sabe o que é e como usar a franquia do seguro? A maioria das pessoas fica em dúvida sobre qual é o melhor momento para acionar a seguradora e é justamente a respeito disso que fala este artigo.

O que é franquia do seguro de carro?

Franquia do seguro de carro é o montante a ser pago pelo contratante do seguro nos casos de sinistro para que a franqueadora faça, de fato, o reparo necessário ao automóvel. O motivo da obrigatoriedade deste pagamento é que ele resguarda a seguradora do mau uso do serviço.

Quando pagar a franquia e quando pagar o conserto?

É interessante pagar pela franquia do seguro nos casos em que o conserto do carro custe mais do que tal pagamento. É interessante ainda recorrer a esta opção nas situações em que o veículo teve perda total (PT), por exemplo.

Vale lembrar que além dos serviços de reparo, o contratante dos seguros de carro costumam ter outras praticidades também. Seja o uso de um carro reserva quando o seu não está funcionando, ou ser guinchado do meio da estrada nos casos de pane elétrica.

Culpado x terceiro em um acidente

Quando você se envolve em um acidente de trânsito é imprescindível que fique bem claro de quem foi à responsabilidade e quem é o terceiro. Mas, o que significam esses termos e porque eles influenciam tanto afinal de contas?

Primeiramente, o culpado pelo acidente, por exemplo, a pessoa que bateu na traseira do outro automóvel, deverá arcar com os prejuízos causados. O terceiro, por sua vez, é quem foi envolvido no acidente sem ter culpa.

Essa definição é importante uma vez que não há custos, não há o pagamento da franquia, para o reparo do carro do terceiro. Sendo assim, procure esclarecer rapidamente quem é quem.

Dicas para decidir se aciona ou não a franquia do seguro

Não sabe o que compensa mais, se pagar a franquia ou arcar com o conserto sem recorrer ao seguro? Veja a seguir três dicas que podem lhe ajudar nessa tomada de decisão:

Faça um orçamento particular

O primeiro passo é fazer um orçamento particular a fim de saber mais ou menos de quanto precisará para fazer o conserto. E uma dica: Procure ao menos dois lugares a fim de ter uma melhor comparação de valores. Depois disso consulte qual o valor da franquia do seguro.

Avalie o que compensa mais

Em mãos dos valores para conserto particular e também do custo da franquia, é hora de avaliar o que de fato compensa mais. Leve em consideração, mais do que o valor encontrado em cada um dos seus orçamentos.

Considere a classe de bônus

A última dica é considerar a classe de bônus. Sempre que você recorre ao uso da franquia do seguro regride em uma classe devido ao sinistro. Quando você arca com os custos do reparo, acaba por preservar tais classes, podendo economizar futuramente em casos de sinistros mais graves e danosos ao seu veículo.

Tipos de franquia

Para finalizar o tema é importante atentar-se ao fato de que existem vários tipos de franquia do seguro, isso devido as coberturas que o seguro proporcionará. É indispensável, portanto, reparar no momento da contratação qual é o tipo da franquia escolhida. Basicamente existem três tipos de franquias, são elas:

  • Franquia normal que equivale a 100% da franquia;
  • Franquia reduzida que é a metade da franquia normal e que equivale a 50%;
  • Franquia dobrada, que é exatamente o dobro da franquia normal, equivalendo a 200%.

A regra é básica: Quanto maior é a franquia, menor o valor do preço pago pelo seguro. Por outro lado, quanto menor a franquia, maior o preço a ser pago.

Gostou do nosso artigo? Então acompanhe nosso trabalho através das Redes Sociais também e confira conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ e também no Youtube! Siga-nos agora mesmo e tire suas dúvidas sobre a franquia de seguro.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria