21/08/2020

Gerenciamento de Risco - Qual o mais indicado? Conheça!

Ninguém gosta de perder dinheiro. Muitos negócios já faliram por falta de planejamento e segurança. Por falta de gerenciamento de risco. Saiba mais.
Gerenciamento de Risco

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Como funciona o Gerenciamento de Riscos? Por que ele é tão importante? Preciso investir nisso para conseguir contratar um bom seguro?


Essas são as perguntas mais frequentes feitas por empresários que querem contratar um Seguro vantajoso para o seu negócio.


Por isso criamos esse conteúdo para te explicar tudo o que você precisa saber sobre essas dúvidas que tiram o sono de muitas pessoas no mundo do transporte de carga. 

 

Antes de mais nada, o que Gerenciamento de Riscos?


Podemos classificar o Gerenciamento de Riscos como um conjunto de estratégias que são adotadas por uma Transportadora, ou uma empresa que possui uma equipe interna de transportes.


Seu único objetivo é minimizar prejuízos, ameaças e danos que podem afetar diretamente as operações de logística e financeiras de um negócio.


Ninguém gosta de perder dinheiro. Muitos negócios já faliram por falta de planejamento e segurança de carga por causa das indenizações que tiveram de pagar. 


Muitas transportadoras estão cada vez mais se conscientizando do papel fundamental que o Gerenciamento de Riscos tem na hora de evitar problemas ou, se eles acontecerem, a encontrar soluções práticas para minimizá-los e concertá-los.


O Gerenciamento de Riscos não atua apenas na logística de uma transportadora, mas busca soluções para combater a violência, roubos, assaltos e desvio de mercadorias.


Aqueles que trabalham com o Gerenciamento de Riscos devem levar em consideração todas as informações relevantes referentes às regiões em que as cargas devem ser levadas e estudar todo o trajeto.


Além, é claro, de encontrar soluções que garantam mais segurança à mercadoria, ao veículo de transporte e principalmente aos profissionais responsáveis pelo transporte.

 

Quais as estratégias de Gerenciamento de Riscos para o RCTR-C?

 

O RCTR-C é um seguro obrigatório que todas as transportadoras devem contratar antes de pegar a estrada com a carga.

 
Não existem regras a serem seguidas no Gerenciamento de Riscos nesse caso, as estratégias vão variar de uma transportadora para outra, mas vamos te apresentar algumas ideias e você pode partir delas para estruturar o seu gerenciamento.


Para diminuir a frequência de acidentes durante o transporte, as transportadoras podem recorrer a:

 

Direção defensiva para motoristas


Aplicar um curso de direção defensiva de tempos em tempos aos motoristas é fundamental. 


Profissionais que trabalham com o transporte de cargas devem ficar por dentro da legislação do trânsito e aprimorar a assistência de primeiros socorros caso seja necessário.


Os motoristas profissionais estão totalmente expostos aos riscos que podem surgir de maneira inesperada no trânsito. Podendo até mesmo perder suas vidas por algo considerado até mesmo inocente.


Para evitar acidentes e proteger suas vidas, o Gerenciamento de Riscos deve conceder aos profissionais cursos de Direção Defensiva. 

 

Acompanhamento médico dos motoristas e uma jornada de trabalho mais humana


Outra estratégia de Gerenciamento de Riscos que pode ser implementada pelas empresas é o acompanhamento médico dos motoristas e um estudo de como a jornada de trabalho dos profissionais é distribuída. 


Muitos acidentes causados nas estradas são resultados de longas horas de trabalho e um péssimo cuidado com a saúde. 


Fazer um acompanhamento de perto dos profissionais além de garantir uma melhor qualidade de vida, permite que os motoristas tenham horas de descanso e trabalhem com mais atenção. 

 


 

 

E o Gerenciamento de Riscos em casos de roubo?

 


No caso de roubo existem algumas regras bastante comuns que devem ser seguidas, como:

 

Cadastro e consulta dos motoristas, veículos e ajudantes

Saber com quem você está trabalhando é muito importante, principalmente se você for contratar terceiros para fazer um trabalho de transporte de carga. 


A consulta e o cadastro dos profissionais oferecem mais segurança e até mesmo tranquilidade ao saber que são pessoas de confiança.

 

O rastreamento e monitoramento do veículo e carga durante a viagem


Existem muitas tecnologias que são lançadas para garantir o rastreamento e monitoramento do veículo. 


Isso permite que a transportadora acompanhe cada um dos passos dados pelos transportes, principalmente naquelas regiões com mais índice de violência. 


O rastreio permite que o veículo, e até mesmo a carga, seja localizada mais rapidamente em caso de assalto.

 

Escolta armada, em casos específicos


A escolta armada não é algo tão comum e muitas empresas buscam outras estratégias para garantir a segurança da carga. 


Mas existem situações que a presença de uma escolta é a melhor opção para garantir a integridade do profissional, veículo e da carga. 


Esse tipo de serviço pode ser solicitado pelo Embarcador, o que permite que o valor seja dissolvido no valor final do serviço.

 

O Gerenciamento de Riscos não evita apenas que acidentes aconteçam, mas permite que as Seguradoras tenham mais tranquilidade e até mesmo diminuam o valor final do seguro. 

 

 


Gostou do nosso conteúdo? Então siga a VOI Seguros no Facebook, LinkedIn e YouTube para aproveitar nossos materiais exclusivos!


 

 

Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Carga e proteja o seu negócio contra prejuízos.

 

               

 

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria