12/02/2021

Dica de Logística de Transporte e Economia de Tempo

Nesse artigo reunimos algumas dicas que vão te ajudar a alcançar uma logística de transporte eficiente e economia de tempo.
logística de transporte

Tempo estimado de leitura: 13 minutos.

Para que você, gestor, consiga alcançar uma logística de transporte eficiente e economia de tempo, reunimos neste conteúdo algumas dicas que vão te ajudar a evoluir.

 

Com o isolamento social, o mercado se tornou mais exigente. Espera uma logística perfeita, feita com agilidade, qualidade e compromisso.

 

Isso só mostra o quanto uma gestão de frota é fundamental. Para que o cliente final fique satisfeito e a empresa de logística de transporte seja produtiva. 

 

Boa leitura!

 

Dicas de logística de transporte

 

O negócio de transporte e logística pode ser muito lucrativo quando feito de uma forma planejada. 

 

Construir um negócio de transporte bem-sucedido vai além de escolher um bom caminhão. Definir boas rotas ou entregar mercadorias dentro do prazo.

 

Confira algumas dicas que podem ser implementadas para o crescimento de um negócio saudável e com a possibilidade de conquistar novos clientes:

 

1. Tenha um planejamento adequado


O planejamento é a base de qualquer negócio que busca uma boa colocação no mercado. Sem ele, não é possível seguir em frente de forma organizada.


Criar um planejamento significar pensar em diversos campos diferentes como:

  • aquisição de equipamentos
  • aquisição da frota
  • contratação de pessoal
  • instalações e armazenamento
  • entrega de produtos e muito mais


Junto a isso, é importante pensar em três diretrizes bases para cada entrega: tempo, transporte e custo de transporte.


O objetivo de qualquer estratégia de logística é conseguir entregar os produtos certos, para os seus clientes certos, no tempo certo e com o menor custo possível.


Sem uma estratégia de logística uma empresa não consegue minimizar custos ou investimentos, na verdade, uma empresa não vai se manter aberta por muito tempo no mercado.


Com um bom planejamento você, como empresa, vai se beneficiar e ainda oferecer um serviço de qualidade para os clientes, o que significa um aumento na satisfação do cliente, novos negócios e a fidelização da sua carteira.


A partir do momento que todo o planejamento é seguido, os resultados serão mais previsíveis, será mais fácil os gestores detectarem problemas, monitorar progressos e tomar decisões mais assertivas para o negócio.


Por isso é fundamentar adotar um planejamento.

 

 

2. Invista em automação de processos


Não existe nada melhor para agilizar todo os processos de transporte e logística que a automação. 
A tecnologia se tornou um elemento-chave para as empresas que buscam crescimento e acompanhar todas as tendências mundiais.


Com um gerenciamento de logística de transporte automatizada, tudo fica mais simples e você consegue enxergar a entrega como um todo. Com isso, é possível eliminar as etapas que atrasam o desenvolvimento e incluir novas etapas que vão aumentar a produtividade das equipes.


Além de facilitar no rastreamento de transportes e cargas, com um bom software de gerenciamento de transporte você consegue outros benefícios como:

  • organizar viagens
  • otimizar o uso do combustível por veículo
  • rastrear motoristas e atribuir viagens
  • rastrear cargas conforme entregas
  • gerar dados analíticos em tempo real e criar relatórios para tomadas de decisões

 

 

3. Invista em uma equipe qualificada


Independente do seu mercado de atuação, contar com uma equipe qualificada para desempenhar o seu papel é importante para o crescimento de qualquer negócio, especialmente em uma transportadora e logística.


Comece a investir na especialização do gerente de compras, dos motoristas e seus auxiliares, o operador de tráfego, o gerente de gerenciamento de riscos, até mesmo o auxiliar administrativo e porteiro do depósito.


Toda empresa precisa ser capaz de desempenhar sua função de maneira produtiva e eficiente, com o objetivo de alcançar os melhores resultados.


Você, como líder, precisa oferecer treinamentos regulares de direção, prevenção de riscos, primeiros socorros, especialização de tráfego e segurança para sua equipe interna.


Tenha a certeza de que está rodeado de profissionais habilidosos, ágeis e que buscam crescer junto com a empresa. 


Invista em uma gestão de RH forte, que prioriza as necessidades e o desenvolvimento das competências de todos os funcionários.

 

 

4. Tenha um transporte eficiente


Uma dica de logística de transporte que não pode faltar é o investimento em veículos modernos.
Quanto mais antigo for um veículo de carga, maiores as chances de estragar, consumir mais combustível e oferecer perigo para os colaboradores nas estradas.


Um transporte novo é mais moderno, com mais tecnologia de segurança, economia de combustível e maiores desempenhos.

 

 

5. Tenha sempre um plano B


Pode parecer uma dica estranha, mas tenha sempre um plano B. Você pode ter uma equipe perfeita de logística e gerenciamento de riscos, mas acredite, problemas acontecem quando menos se espera por eles.
Investir em um plano B permite que sua equipe esteja preparada para todas as adversidades que surgirem, e não estamos nos referindo unicamente aos sinistros dos seguros.


Essa estratégia te ajuda a pensar em todos os problemas que podem comprometer o processo de uma entrega, assim como qualquer problema interno e já ter uma solução engatilhada.


Sempre que possível reúna sua equipe e pense em soluções para problemas que poderiam comprometer uma entrega, sua segurança e monitoramento. 


Você vai economizar tempo e dinheiro, uma vez que já está preparado para tudo.

 



 

 

Dicas para otimizar seu tempo

 

1. Tenha um gerenciamento de depósito


Esse é uma opção para aquelas transportadoras que oferecem a possibilidade dos seus clientes armazenarem cargas em seus depósitos durante o período de transporte.


A logística não funciona sem um bom gerenciamento de depósito, ou seja, o processo de envio será bagunçado e suas metas e objetivos não serão alcançados.


Guarde produtos perecíveis em locais adequados, organize os produtos de alta demanda em áreas de segurança, facilite passagens de empilhadeiras pelos corredores, tenha um sistema de gerenciamento de estoque.


Quando uma transportadora tem um depósito organizado, a saída se torna mais fácil e não existe a possibilidade de “perder nada no meio da bagunça”.


Manter um depósito organizado é o primeiro item para otimizar o tempo dentro da logística.

 

 

2. Precisão do depósito


Saber com precisão as cargas e itens que estão no depósito vai te ajudar a economizar tempo e dinheiro.
Com um depósito impreciso, você vai lidar com mais atrasos e imprevistos. Isso só vai resultar em horas perdidas e péssima produtividade.


Verificar com regularidade o depósito permite saber com precisão quais entregas precisam ser feitas, para onde e estudar planos para economizar e recursos para a sua finalização.

 

 

3. Automação do depósito


Para reduzir custos e economizar tempo a automação é uma das alternativas mais viáveis para empresas de logísticas, como já falamos anteriormente nesse conteúdo.


Padronizar os processos e automatizar tarefas repetitivas é uma forma simples de agilizar o atendimento, reduzir o uso de papéis (que podem ser perdidos) e oferecer mais controle para os gestores.


Além disso, a automação vai impactar nos dois primeiros itens já propostos para economizar tempo: a precisão de depósito e a organização de depósito.


Automatizar o gerenciamento de depósito vai tornar seu negócio mais transparente e competitivo e você ainda pode aproveitar o sistema para gerar relatórios e tomar decisões inteligentes que vão impactar positivamente a transportadora.

 


Gostou das nossas dicas de logística de transporte e economia de tempo? Acesse o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos sobre transporte de cargas e seguros.  E não esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais para ajudar mais pessoas! 


 

Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Carga e proteja o seu negócio contra prejuízos.

 

 

 

               

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria