13/04/2020

Seguro de Carga. Estou protegido com o seguro de carga?

Seguro de Carga pode sim te deixar protegido, entretanto é necessário seguir as exigências envolvidas na contratação. Leia o artigo e saiba mais.
Seguro de Carga

Tempo estimado de leitura: 6 minutos.

Seguro de Carga pode sim te deixar protegido, entretanto  é necessário seguir as exigências envolvidas na contratação.

 

Imagine a cena: você está transportando uma carga de um ponto a outro e durante o trajeto ocorre um sinistro e carga não pôde chegar ao seu destino.


Qual é a primeira coisa que vem a sua mente? De acordo com a resposta de alguns parceiros, a primeira coisa que vem em mente é a pergunta “Será que estou protegido pelo Seguro de Carga? ”


A resposta para essa pergunta vai depender se:

  • Todas as etapas do processo de logística foram devidamente seguidas;
  • Todas as regras exigidas pelos órgãos regulamentadoras foram obedecidas;
  • Todas as exigências quanto ao Gerenciamento de Risco solicitados pela Seguradora foram atendidos.

Isso significa que uma carga de transporte estará devidamente protegida se Embarcadores ou Transportadores trabalharem dentro das normas e regras estabelecidas, sem exceções ou “jeitinhos brasileiros”.


Vamos ver algumas dicas de como você pode garantir que estará protegido pelo Seguro de Carga contratado. 

 

Leia o contrato do Seguro de Carga


Todas os diretos e obrigações do Segurado estão descritos no contrato. As cláusulas especificam a maneira como as cargas devem ser transportadas e, também:

  • O que é que o Seguro vai cobrir em caso de sinistro;
  • O que é que o Seguro não vai cobrir em caso de sinistro;
  • Quais as regras e recomendações que devem ser seguidas pelo Segurado;
  • Quais os prazos para que as regras e recomendações sejam implementadas;
  • Quando os pagamentos devem ser feitos etc.

 

Muitos empresários deixam de contratar os Seguros de Carga pois ouviram de “fontes seguras” que o seguro não funciona e por isso é “dinheiro jogado fora”. Entretanto, isso só acontece quando o contrato não é seguido do jeito certo, muitas vezes por falta de conhecimento.

 



 

 

Você está no meio da negociação do contrato de Seguro de Carga?


Assim que receber o contrato da Seguradora marque uma reunião com o seu advogado e estude o seu contrato. Além disso:

  • Conheça as exigências e regras que você deve seguir, o que não é coberto, o que é coberto; as formas de pagamento e como devem ser feitos; quais as suas obrigações, seus diretos.
  • Negocie as cláusulas e tire dúvidas durante o período de negociação. A partir do momento que você assinar, você está dizendo que está ciente e concorda com as exigências. Caso aquilo que foi acordado não for seguido, os prejuízos serão inevitáveis. É responsabilidade de todo empresário, ou gestor, conhecer cada particularidade dos seus contratos.

E durante todo o processo de negociação não esqueça de ter ao seu lado um corretor especialista para tirar dúvidas, negociar cláusulas e para encontrar o seguro que se encaixa perfeitamente com as necessidades do seu negócio de transportes de mercadoria.

 

Conclusão

Você seguiu todas as exigências dos órgãos regulamentadores e da Seguradora e o sinistro está coberto segundo o contrato? Se a resposta for sim, você está protegido pelo Seguro de Carga e não vai ficar no prejuízo. Caso a resposta seja não, reveja a sua logística, seu gerenciamento de riscos e comece a seguir as regras.

 


Gostou do nosso conteúdo  sobre Seguro de Carga? Então compartilhe agora mesmo com todos os seus amigos nas redes sociais!


 

Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Transporte e proteja o seu negócio contra prejuízos.

 

               

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria