05/04/2021

Tecnologia aplicada na Logística de Transportes de Cargas

Conheça algumas tendências tecnológicas aplicadas à logística do transporte de cargas. Mantenha-se relevante e conquiste novos clientes. Boa Leitura!
Tecnologia aplicada na Logística de Transportes de Cargas

Tempo estimado de leitura: 15 minutos.

Tecnologia aplicada na Logística de Transportes de Cargas

 

A tecnologia tem avançado a passos largos. Todos os setores estão aproveitando as inovações. Seja para crescer e aperfeiçoar. Aperfeiçoar o próprio negócio. Aperfeiçoar os processos. E assim conquistar novos clientes. O setor de logística tem sido um dos setores mais beneficiados nesse quesito.

O mercado de transportes de carga que era cheio de processos “manuais” tem mudado. Está evoluído com uso da a tecnologia. Melhorando o tempo de entrega, reduzindo custos, diminuindo as perdas.

As inovações são esperada todo ano. Esse ano não poderia ser diferente em 2021.  Ainda mais por conta da pandemia da Covid-19.

Nesse artigo vamos apresentar algumas tendências tecnológicas de logística. Assim, fique antenado e mantenha-se relevante. E assim, conquiste novos clientes. Faça o uso da tecnologia ao seu favor.

Boa leitura!

 

 

Robótica nos depósitos


Algumas empresas que trabalham com a produção de robôs passaram a trabalhar em projetos voltados para os depósitos e armazéns das transportadoras.

De acordo com um relatório apresentado pela Global Customer Report, houve um aumento de 18% nos testes de robótica para depósitos.

Um exemplo dessa tecnologia é o robô de armazenamento móvel da empresa Boston Dynamics, o Handle. A empresa construiu um robô autônomo. Ele é capaz de descarregar caminhões, construir paletes e mover caixas pelo depósito.

 

 

Big Data e automação

 

A integração entre a big data (análise e interpretação de muitos dados) e a automação é uma grande oportunidade para uma transportadora. O motivo? É a oportunidade perfeita para a inteligência artificial de fato funcionar em favor dos transportes.

As próximas mudanças só serão possíveis quando os gestores de logística começarem a compreender a necessidade do big data e automação.

Com a integração destas duas tecnologias será possível:

  • definir rotas mais eficientes,
  • antecipar vendas,
  • padrões climáticos
  • separar os transportes de carga por regiões

E tudo isso por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets.

A coleta de dados será fundamental para uma empresa de logística mais eficiente. Tornando-a inteligente e produtiva. Para a transportadora, isso significa explorar o mercado de um jeito nunca feito antes. Para os consumidores, isso significa entregas mais rápidas e seguras.

 



 

 

Blockchain

 

Blockchain é uma tecnologia capaz de rastrear o envio e recebimento de determinados tipos de informações pela internet.

São códigos gerados online capazes de carregar informações conectadas. São como blocos de dados que formam uma corrente, por isso o nome.

Essa tecnologia foi aplicada pela primeira vez no setor financeiro. Ela permite o funcionamento e transações das criptomoedas. Ou seja as famosas moedas digitais como o Bitcoin.

Assim, o blockchain começou a ganhar seu espaço na logística. Além do mercado de seguro de carga e outros segmentos.

Essa tecnologia traz grandes vantagens para uma transportadora como:

  • Identificar produtos falsificados
  • Rastrear a procedência de produtos adulterados
  • Identificar a origem dos produtos
  • Rastrear a qualidade e as certificações de fornecedores

 

Uso de aplicativos móveis

 

Você pode tem duas opções de aplicativos móveis:

  • Encontrar aquele que melhor se adequa às necessidades da sua transportadora.
  • Criar seu próprio aplicativo. Que seja capaz de atender ao seu negócio de maneiras diferentes.

 

Por meio de um aplicativo uma transportadora será capaz de gerar relatórios. Além de fazer o monitoramento em tempo real das entregas e da frota. Assim como controlar o horário dos colaboradores, conferir o desempenho das equipes e muito mais.

 

 

Internet das Coisas (IoT)

 

A Internet das Coisas passou a ser uma realidade para o mercado de logística. Principalmente com o 5G em vista mantendo todas as tecnologias conectadas.

A IoT vai permitir que as transportadoras usem a tecnologia para:

  • Monitorar seus depósitos e armazéns
  • Tenham uma gestão mais eficiente das entregas e distribuições
  • No rastreamento de carga
  • Software de gestão de estoques e controle de custos operacionais
  • Segurança das mercadorias, frotas e funcionários
  • Performance dos veículos

 

Essas são algumas tecnologias que vale a pena ficar de olho. Que tal começar um estudo de implementação em seu negócio? E assim entender quais necessidades dos seus cliente podem ser supridas.

Uma empresa que investe em tecnologia é uma empresa preocupada  com seus clientes. Preocupada em oferecer mais e melhor. Oferecer serviços de qualidade. Oferecer entregas mais rápidas e seguras.

 


Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso blog para conferir mais conteúdos sobre transportadoras, seguros de cargas e muito mais.


 

 

Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Carga. Proteja o seu negócio contra prejuízos.

 

 

 

 

               

 

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria