22/06/2018
Seguro incêndio aluguel: Por que o inquilino deveria levar a sério sua contratação?
Tempo estimado de leitura: 4 minutos.
Quando o contrato de aluguel do imóvel chega é muito comum que o inquilino tenha uma série de dúvidas. Há uma diversidade de deveres e direitos que devem ser esclarecidos entre o locador e o locatário. Nesse cenário, um dos principais questionamentos que surgem diz respeito ao seguro incêndio aluguel.
De quem é a responsabilidade pela contração do seguro incêndio aluguel?
No caso de uma casa alugada ou apartamento, a Lei do Inquilinato dispõe que o seguro de proteção contra incêndios é uma obrigação que deve ser cumprida (paga) pelo proprietário do imóvel. Apenas a título de curiosidade, existem outras taxas que também são de obrigação do locatário, como o IPTU, por exemplo.
Por outro lado, em se tratando do seguro contra incêndio, a legislação em vigor no país permite que essa obrigação passe para as mãos de quem vai pagar o aluguel. Isso é feito acrescentando-se uma cláusula no contrato de locação.
Por isso, é fundamental que antes de alugar uma casa ou apartamento, o inquilino dê total atenção ao que diz o contrato de locação.
Para que serve o seguro incêndio aluguel?
Assim como acontece com quase todas as outras modalidades de seguro, muitas pessoas acreditam que a proteção contra incêndios é dispensável. Porém, precisamos considerar que boa parte das situações que provocam danos e prejuízos surgem próximas às pessoas cuidadosas. Ou seja, toda proteção é sempre bem-vinda.
O seguro contra incêndios tem como principal característica oferecer auxílio (proteção) para os casos de reparos e manutenções em apartamentos e casas que tenham sido danificadas pelo fogo.
Nesse sentido, cabe ressaltar que o principal beneficiado no seguro contra incêndio é o inquilino. Ao contar com esse recurso, ele estará protegido especialmente em relação a possibilidade de ter de arcar com todos os custos dos reparos. Caso alguma eventualidade ocorra na unidade locada, a indenização é feita pela seguradora ao proprietário do imóvel.
Por fim, é interessante destacar que o custo do seguro incêndio é extremamente baixo, por isso é popularmente chamado de taxa do seguro incêndio.
Como funciona o seguro contra incêndio?
Em caso de um eventual acidente, o segurado deve, imediatamente, entrar em contato com a corretora. Assim, ela poderá dar início aos trabalhos para verificar e avaliar a extensão dos prejuízos causados, assim como os valores referentes à indenização que deverão ser recebidos. Caso possua uma imobiliária intermediando a locação, é necessário que tudo seja comunicado a ela.
É interessante ressaltar que a verificação de danos é feita considerando aspectos gerais, como os reparos propriamente ditos e a possível reconstrução do local.
Por fim, é importante que o segurado fique atento às informações e coberturas de seu contrato: existe um limite máximo estipulado na apólice de seguro para o ressarcimento. Mais um motivo para ler com atenção todos os detalhes.
No mais, para garantir e usufruir de todos os benefícios oferecidos por um seguro contra incêndios, basta que o interessado entre em contato com a corretora para analisar suas necessidades e encontrar as melhores formas de atendimentos e coberturas. Afinal, com segurança não se brinca!
Gostou do nosso artigo sobre seguro incêndio aluguel? Então nos acompanhe das redes sociais estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ e também no Youtube!