03/07/2018
Acidentes na construção civil como um seguro de obra pode ajudar para lidar com esses e outros imprevistos
Tempo estimado de leitura: 9 minutos.
Lugar em que muito esforço é feito, onde objetos podem cair e em que há muita exposição, as obras são palcos perfeitos para acidentes na construção civil.
Em segundo lugar no número de acidentes de trabalho registrados pelas estatísticas da Previdência Social é preciso dar atenção ao tema. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Podendo as consequências ser das mais simples às mais graves, é importante falar dos riscos existentes na construção civil.
Você sabia que é cada vez mais assustador o número de óbitos entre os funcionários deste ramo? E, entre aqueles que sobrevivem aos acidentes, você sabia que os danos podem ser severos?
Para que sua construção fique resguardada e não faça parte dessas estatísticas confira neste post quais são os principais acidentes na construção civil.
Veja o que acontece e quais as alternativas para evitar tais acontecimentos. Além disso, também veja como se prevenir caso o pior aconteça durante sua obra! Acompanhe.
Distensões musculares
Chamado também de estiramento muscular, este é um tipo bastante comum de acidente na construção civil. Causado pelo levantamento de peso em excesso, quando ocorre a distensão de fibras ou do músculo todo, é necessário que o funcionário fique alguns dias afastado.
Além do prejuízo de ficar sem o funcionário na obra, é dever da empresa prestar total apoio no que compete ao restabelecimento de sua saúde.
Escorregões e tombos
Apesar de parecer um acidente banal e simples, os escorregões e tombos no ambiente de trabalho de uma construção podem trazer consequências. Principalmente nos casos em que há queda de lugares mais altos como andaimes.
Para evitar este tipo de acidente a dica é que os funcionários procurem trabalhar de forma mais calma. Sem correria na obra, tudo com tempo e tranquilidade. Além do mais, usar roupas adequadas, como botas antiderrapantes, também pode ser necessário.
Exposição a ruídos e sons altos
A exposição diária a ruídos acima de 85 dB (decibéis) pode acarretar na perda auditiva induzida por ruído – PAIR. Um grande e irreversível prejuízo para o colaborador que pode ter consequências para toda a vida.
A melhor forma de prevenir é utilizando corretamente os equipamentos auriculares que protegem a região. Além do mais, é necessário que os funcionários sempre façam exames para verificar se há algum alerta quanto a essa perda.
L.E.R
As lesões por esforços repetitivos – L.E.R, são comuns a diferentes áreas e segmentos profissionais. E, na construção civil, elas também marcam presença colocando em risco a qualidade de vida do funcionário.
A L.E.R é uma ocorrência comum a quem trabalha de modo contínuo em uma mesma posição, por exemplo. Para ser evitada, é preciso que o funcionário tenha tempo para se esticar e mudar de posição. A ginástica laboral também é um destaque para este combate!
Lacerações e cortes
O maquinário usado na construção civil é complexo e requer extremo profissionalismo e cuidado para ser manuseado. Infelizmente é comum que ocorram lacerações e cortes quando o mau uso assume o primeiro plano, podendo tais acidentes ser bem graves.
Um exemplo é a perda de algum membro como o dedo ou mão. Para evitar, é indispensável investir em bons equipamentos de proteção. Além disso, os funcionários que forem manusear tais máquinas devem necessariamente passar por treinamento para fazer um bom uso.
Picada de bichos peçonhentos e insetos
Cobras, aranhas, escorpiões e outros bichos e insetos peçonhentos também podem vir a causar acidentes na construção civil. E isso porque o lugar trabalhado pode ser o habitat desses animais que, ao serem invadidos, atacam em defesa.
Para diminuir os riscos, já que esta é uma ocorrência menos previsível, é importante que os funcionários usem roupas longas. Luvas são muito bem vindas, assim como botas. Afinal, esses são os lugares com maior ocorrência do acidente.
Queda de objetos
Muitas coisas podem cair do céu tratando-se de uma área que está passando por um tipo de construção. Desde objetos pequenos, como martelos, até grandes, como placas de concreto, os riscos são gigantescos caso acertem a uma pessoa.
Para não incorrer neste que é um comum acidente na construção civil é necessário muita atenção. O controle de tudo o que está transitando pela obra e a forma como está sendo feito este trânsito também merece uma atenção especial.
Como evitar acidentes na Construção Civil?
Consciente quanto à falta de atenção
A primeira forma de fazer com que grande parte dos acidentes na construção civil diminua é através da conscientização. Muito do que acontece é devido à falta de atenção dos próprios funcionários, que acabam colocando sua vida em risco por desleixo.
É importante conscientizar a cada um sobre a importância de seguir as normas e regras instituídas pela empresa. Realce que muitos dos protocolos são desenvolvidos pensando justamente na segurança do funcionário.
Jamais negligencie o uso do EPI
O uso dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual – é indispensável e inegociável para diminuir a ocorrência de acidentes na construção civil. A empresa deve manter-se sempre atenta para fiscalizar os funcionários quanto a este uso.
E, caso verifique que os colaboradores estão negligenciando o uso, é válido que a empresa aplique medidas cabíveis. Alguns exemplos são mandar o funcionário que esqueceu seu equipamento para casa descontando o dia de serviço dele.
Faça investimento nos equipamentos
Por parte da empresa construtora, o mínimo que se espera é que sejam feitos investimentos que assegurem o trabalhador. Este investimento pode ser na compra de EPI’s cada vez mais modernos e seguros. Pode ser ainda através da contratação de seguros.
Um ponto importante aqui é que a empresa deve sempre fazer estudos sobre os riscos existentes em cada obra. É a partir do conhecimento esmiuçado da área, que podem ser traçadas medidas preventivas.
A importância do seguro contra acidentes na Construção Civil
Como você pode ver ao longo de todo este post, o que não faltam são chances do seu funcionário tropeçar em um dos comuns acidentes na construção civil. Para não ter dor de cabeça, entretanto, existe uma solução que é simples e muito confiável.
A contratação de um seguro contra acidentes na construção civil é um cuidado antecipado!
Com ele a obra fica muito mais tranquila e, caso algum tropeço leve seu funcionário a se machucar, não há correrias ou contratempos. Tudo está previsto e assegurado pelo seu plano.
Aproveite para saber mais sobre o Seguro de Obras. Tire suas dúvidas e saiba como se precaver de todos os acidentes da construção civil. Tenha este cuidado extra e diminua as chances de ter problemas durante a sua obra.