24/06/2020
Seguro de Carga, quem é responsável em pagar essa conta?
Tempo estimado de leitura: 5 minutos.
Quem é responsável em pagar a conta em um Seguro de Carga?
Para responder essa pergunta, precisamos rever alguns conceitos.
Em primeiro lugar, o Seguro de Carga é um contrato firmado entre Transportadoras e Seguradoras ou entre Embarcadores e Seguradoras.
Os transportadores podem incluir uma taxa em seus serviços para cobrir parcialmente o Seguro. Tudo vai depender de empresa para empresa.
Como funciona a obrigatoriedade do Seguro de Carga
Em diversos conteúdos aqui no blog abordamos o Seguro RCTR-C e apontamos sua obrigatoriedade para as empresas que trabalham com o transporte de mercadorias.
O Seguro RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) é de uso obrigatório e as empresas de transporte que não o contratarem podem sofrer duras penalidades.
Com o RCTR-C o Transportador tem garantia de receber uma indenização caso tenha que arcar com as custas derivadas de algum sinistro causado pela carga que está sendo transportada ao veículo ou a terceiros.
O Seguro cobre acidentes como abalroamento, capotagem, colisão, explosão, incêndio ou tombamento.
Mesmo que o Embarcador tenha o seu próprio Seguro, o Transportador deve contratar e pagar o RCTR-C.
Assim como qualquer outro Seguro, o Transportador deve procurar uma seguradora de confiança para contratar o seu seguro.
E o pagamento?
Como já falamos logo acima, a contratação do Seguro obrigatório, o RCTR-C, deve ser feito pelo Transportador e o boleto virá no nome desse contratante.
Se o seguro é um item obrigatório para que uma empresa de transporte opere, logo ele torna-se responsável pelo pagamento.
E o Embarcador?
O Embarcador pode contratar o seu próprio seguro. Ele não é obrigatório, mas caso o faça, ele é o responsável pelo pagamento do seguro da carga durante o transporte.
Uma sugestão de pagamento
Falamos logo no início do conteúdo sobre a possibilidade do Transportador dissolver o valor do seguro obrigatório no custo final do valor do frete negociado junto ao Embarcador, o dono da carga.
Isso é o que chamamos de Ad Valore, quando o custo do Seguro e do Gerenciamento de Risco é somado ao valor final do frete, incluso como despesas de operação para o transporte.
O repasse ou não desse valor depende de como o valor do frete é negociado e deve ser repassado antes de fechar contrato para evitar dores de cabeça ou confusões no futuro.
Conseguiu entender quem é o responsável em pagar a conta em um Seguro de Transporte?
Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais! E siga a VOI Seguros nas Redes Sociais para ficar por dentro de todas as novidades. Estamos no no Facebook, LinkedIn e YouTube.
Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Carga e proteja o seu negócio contra prejuízos.