14/09/2020

Calcular o Valor do Frete? Precisa, saiba como nesse artigo.

Nesse artigo elaboramos um pequeno guia para te mostrar como calcular o valor do frete e quais informações devem ser levadas em consideração.
calcular o valor do frete

Tempo estimado de leitura: 19 minutos.

Como Calcular o Valor do Frete?

 

A taxa de frete é o valor para que uma carga seja levada de um ponto a outro. Assim, para calcular o valor do frete você não deve seguir o “achômetro”. Essa estratégia você pode fazer um mal negócio. Pode te prejudicar de duas formas:


1. Cobrar um valor alto demais. O que pode te levar a perder muitas oportunidades de negócio por exigir um valor superfaturado.


2. Cobrar um valor baixo demais. E ao invés de receber para trabalhar, você vai pagar para trabalhar e o seu negócio vai fechar as portas tão rápido quanto abriu.


O certo é a sua transportadora, ou corporativa, é chegar a um valor que se adeque a qualidade de serviço que oferece. 


É importante ressaltar que valores altos ou baixos são errados.


Cada transportadora deve cobrar de acordo com:

  • o seu nível de atendimento
  • segurança
  • monitoramento
  • modal de transporte (rodoviário, aéreo ou marítimo).
  • forma da carga (carga fracionada ou carga lotação);.
  • peso ou volume da carga
  • distância até o destino de entrega. 


E não podemos esquecer dos seguros. Será que ele deve ser incluso na hora de calcular o valor do frete?


Quanto mais investimento na logística e tamanho da transportadora, maiores serão os valores do frete. Quando mais simples forem os investimentos na logística e tamanho da transportadora, menores serão os valores do frete. 


Simples assim. Sem segredos.


Elaboramos esse pequeno guia para te mostrar quais informações devem ser levadas em consideração na hora de calcular o valor do frete.


Boa leitura!

 

Tipos de frete que podem ser contratados


Você vai encontrar no mercado três tipos de frete. Cada um tem suas características e devem ser escolhidos de acordo com a necessidade do contratante. 


Os tipos de frete são:


Normal


Esse é o tipo de frete mais comum que existe entre as transportadoras. O frete normal acontece com a coleta da carga no Remetente até o Destinatário. O processo é simples e não envolve nenhuma outra empresa durante o transporte.

 


Subcontratação


O frete de subcontratação pode ser uma opção. É quando uma Transportadora decide contratar outra empresa para fazer o transporte da carga. Essa parceira vai realizar o serviço de coleta e entrega. 


Muitas Transportadoras optam por esse tipo de frete. Isso ocorre para evitar atrasos nas entregas e ampliar território de atendimento. O que mantem seus prazos e a alta satisfação dos seus clientes.

 


Redespacho


No frete de redespacho, o trajeto da entrega é feito por duas Transportadoras diferentes. A primeira é Transportadora Contratada pelo cliente. A segunda foi contratada pela primeira para percorrer parte do trecho.


Muitas pessoas confundem o redespacho com a subcontratação. Entretanto, como você já pode perceber, são duas modalidades bem diferentes. 


Na subcontratação a Transportadora terceirizada faz todo o trajeto da entrega. Já no redespacho a terceirizada faz parte do trajeto.

 


Redespacho intermediário

 

Resumindo. No redespacho intermediário, a Transportadora contratada pelo cliente não coleta a carga nem a entrega ao destinatário.


Três transportadoras são envolvidas no trajeto. A primeira Transportadora que faz a coleta a carga e leva do ponto A ao ponto B. A Segunda Transportadora, aquela que foi contratada pelo cliente, coleta a carga e a leva do ponto B ao ponto C. A última Transportadora, que vai levar a carga do ponto C ao ponto D, o destino final.


O redespacho acontece entre no transporte do ponto B ao ponto C, pela transportadora contratada.


O número de transportadoras envolvidas pode encarecer ainda mais o valor do frete final e influencia na hora de calcular o valor do frete.

 

 

Frete CIF e Frete FOB: responsabilidades


Além de incluir no papel a qualidade de serviço, segurança e benefícios que uma transportadora pode oferecer, na hora de calcular o frete, é preciso deixar claro quem vai arcar com os custos e responsabilidades pelo serviço. É aí que entram os fretes CIF e FOB. Entenda o que são:

 


Frete CIF

CIF, abreviação de Cost, Insuranse and Freight ou Custo, Seguro e Frete em tradução livre. O Remetente é responsável por todas as responsabilidades até que a carga seja entregue ao destinatário. Isso significa que o pagamento do valor, o gerenciamento de riscos e o seguro das cargas ficam por conta dele.

 

Frete FOB

FOB, abreviação de Free on board ou Livre a bordo, em tradução livre.
Nesse tipo de frete, o destinatário é o responsável pela carga e todos os seus custos. Ou seja, o pagamento é feito na entrega da mercadoria.

 


Os custos de cada frete


Por serem diferentes, os custos de cada um deles também acabam sofrendo alterações.


No frete CIF, o preço do frete já está incluso no custo da mercadoria. Por isso quando especificado na nota fiscal, o custo não aparece.


Já no frete FOB, contratado pelo destinatário (o comprador), o preço do frete não está incluso na mercadoria. Por isso deve ser especificado na nota fiscal.

 


Os tipos de carga


Você vai encontrar dois tipos de carga: a carga fracionada e a carga lotação. 

 

Carga fracionada

As cargas fracionadas são aquelas que representam uma parte de toda a carga que ocupa um caminhão, ou veículo, que transporta mercadorias.


Podemos usar como exemplo, transportadoras que fazem entregas para diversos clientes. Ou seja, a sua compra é mais uma encomenda que preenche todo o espaço do caminhão. 


As entregas feitas pelos Correios é um grande exemplo. Os veículos são preenchidos por diversas encomendas, cargas fracionadas.

 


Carga lotação

 

Diferente da carga fracionada, a carga lotação (carga fechada) ocupa todo o espaço do caminhão. Ou são aquelas mercadorias que precisam ser transportadas sozinhas.


Nessa modalidade, a transportadora faz uma única entrega e não precisa ficar parando em outros lugares.

 

 



 

 


Variáveis que podem influenciar o valor do frete


Muitos fatores podem influenciar o valor do frete. Por isso muitas Transportadoras acabam perdendo dinheiro ao manter um preço fixo e acabam, como já falamos, “pagando para transportar cargas”. As principais varáveis que você precisa conferir antes de calcular o valor do frete e fechar o contrato são:


Gerenciamento de risco.

O gerenciamento de risco é uma parte fundamental de uma Transportadora. Área responsável pelo gerenciamento dos transportes e a criação de ações que diminuam possíveis riscos a carga, ao veículo e colaboradores.


Peso frete.

O peso da carga é um dos pontos que mais geram controvérsias quando o assunto é como calcular o valor do frete. O que deve ser avaliado, quando o valor do frete é cobrado a partir do peso do frete, é se o tamanho ocupado pela carga é maior que o seu peso físico. Quando isso acontece, o tamanho também deve ser levado em consideração.


A proposta é fazer uma cobrança justa. A carga pode ser grande e leve ou, pequena e muito pesada.

 


Mercadorias valiosas.

Quando esses itens são transportados, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Como por exemplo, a necessidade de escolta armada ou qualquer outro serviço especializado de proteção. Isso com certeza aumenta consideravelmente o valor do transporte e na forma que você deve calcular o valor do frete.

 


Distância da entrega

Quanto mais distante for uma entrega, maiores os custos. Além do combustível, outras variáveis como performance do veículo também devem ser levadas em consideração na hora de calcular o frete.

 


Modal do transporte

Os transportes rodoviários são os mais populares no Brasil. Entretanto, existem outras formas de transportar uma carga como os transportes aéreos ou marítimos. Quando outras formas de transporte são adicionadas ao percurso, elas devem ser adicionadas ao valor do frete.

 


Características peculiares da carga

Do mesmo jeito que existem cargas valiosas, também existem as cargas que possuem características especiais. Cargas perigosas, cargas vivas, de grande visibilidade por assaltantes, as perecíveis e tantas outras. Quando a Transportadora precisa tomar medidas extras para o transporte da mercadoria, isso precisa ser cobrado e justificado para que os donos das mercadorias entendam.

 


Taxas, tributos e pedágios 

Toda transportadora pode cobrar algumas taxas para o transporte de mercadorias. Mesmo que essa prática não seja obrigatória. As taxas mais cobradas no mercado são a taxa de coleta e entrega; taxa de restrição do trânsito (TRT); taxa de dificuldade de entrega (TDE)  - para os locais mais perigosos ou de difícil acesso - e frete mínimo. Além disso, é necessário incluir no cálculo a cobrança de tributos, como ICMS e ISS e todos os pedágios que o veículo vai passar no trajeto.


Como calcular o valor do frete

 

Para calcular o valor do frete do jeito certo, o ideal é que você tenha uma planilha com todas essas informações. Por serem muitas variáveis, colocar na ponta do lápis pode ser perigoso e o valor sair errado.
A ideia das planilhas é simplificar o cálculo, deixar muito mais dinâmico e intuitivo. Dessa forma qualquer pessoa é capaz de encontrar o valor de um jeito rápido.


Muitas empresas, com a ajuda de profissionais da área de contáveis, criam planilhas que são capazes de cruzar todas as informações necessárias para encontrar o valor correto.


Cada Transportadora tem a sua própria tabela. Já que cada transportadora tem seus benefícios e garantias.

 


É possível repassar o custo com o Seguro?


Sim. Você pode repassar o valor do Seguro junto ao valor do frete para os seus clientes.


O Ad Valorem é uma prática do mercado. As Transportadoras repassam aos clientes todos os custos referentes a operação de transporte, junto com o valor do frete.


Como o Seguro de Transporte RCTR-C é obrigatório, você pode optar por incluir nas despesas. Ou mesmo oferecer isso como um bônus para o cliente fechar negócio com sua empresa.

 



Gostou do nosso conteúdo? Entendeu todas as informações que você precisa levar em consideração na hora de calcular o valor do frete? Confira mais conteúdos sobre Transportes e Seguro de Carga em nosso blog.

 

               

 

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria