05/08/2020
Cooperativa de Transporte de Carga | Saiba como criar uma
Tempo estimado de leitura: 7 minutos.
A Cooperativa de Transporte de Carga, diferente de uma transportadora, é uma organização formada por um grupo de pessoas que desempenham a atividade de transporte de mercadorias.
Diante de números tão expressivos, bem como das peculiaridades das cooperativas de transporte em relação às demais categorias de transportadores, tornou-se imperativo adequar a legislação que regulamenta o transporte rodoviário de cargas (Lei 11.442/2007), de caráter geral, com o intuito de promover inserções que levem em conta as especificidades do cooperativismo de transporte, garantindo, assim, uma atuação mais efetiva, organizada e coordenada das cooperativas do setor.
Nesse artigo, vamos te explicar como fazer para criar uma cooperativa de transporte de carga e com isso se fortalecer.
Boa leitura!
Como criar uma cooperativa de transporte de carga: primeiros passos
Para criar uma organização nesse estilo você precisa planejar.
É necessário que seja reunido um grupo de pessoas para iniciar o projeto de cooperativa e deixar claro quais são os objetivos da organização.
O grupo precisa seguir alguns critérios básicos como:
- ser capaz de atender suas necessidades
- pensar o projeto de forma semelhante
- compartilhar necessidades semelhantes ou próximas umas das outras
Com o grupo formado, chegou a hora de estabelecer um objetivo da organização.
Existem vários segmentos de cooperativas, neste caso em específico, estamos focando em cooperativas de transporte de carga, formado por caminhoneiros. Com isso definido, chegou a hora de estruturar um plano de negócio.
Uma cooperativa não visa lucros, mas deve ser tratado com a mesma seriedade que qualquer outro negócio.
Vocês, como grupo, precisam definir como vão atuar, fazer um plano de crescimento, distribuição de função, onde vão atuar e demais informações que envolvem a construção de um plano de negócio.
Lembre-se que uma cooperativa está sendo construída, mas precisa ter uma estrutura de organização. Por isso não esqueça de:
- Formalizar a Cooperativa. Organize o estatuto da cooperativa, como ela vai funcionar, os contratos entre os integrantes, as funções, administração, regulamentações, direitos e deveres. Tudo que envolve a organização como uma instituição.
- Ter um Capital Social. Dentro de um negócio, o capital social é o valor que os sócios, ou acionistas, estabelecem para abrir um negócio. Em uma cooperativa, é o valor que cada membro deve contribuir para que o negócio comece a funcionar.
- Construir um processo de fundação. Reúna todos os participantes, defina todas as condições de trabalho, proponham um estatuto interno e criem uma Assembleia Geral de Constituição para fundar a organização, que deve contar com pelo menos 20 pessoas.
- Ter receitas e fundos. Toda a receita da Cooperativa provém dos serviços prestados, ou seja, uma porcentagem do serviço fica retido para que a Cooperativa funcione e as taxas necessárias sejam pagas.
- Levantar documentações e liberações. De acordo com o Código Civil, as Cooperativas são sociedades entre pessoas, por isso é necessário que documentações sejam apresentadas para que a organização de fato seja criada. Do mesmo jeito que o seu cadastro na junta comercial e receita federal.
As cooperativas de transporte de cargas são perfeitas para grupos de caminhoneiros que querem sustentar suas famílias de um jeito simples, sem focar tanto no lucro.
Mas esse tipo de organização deve ser levado com a mesma seriedade que outro tipo de negócio.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conferir nossos conteúdos sobre Seguro de Transporte de Carga e trabalhe sem preocupações.
Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Carga e proteja o seu negócio contra prejuízos.