09/04/2019

Dicas importantes sobre seguro de transportes

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

 

 

Confira algumas dicas fundamentais referentes a gestão de riscos!

 

Fique perto do veículo durante as refeições e abastecimento

Muitos motoristas se afastam do veículo enquanto abastece, faz alguma refeição ou alguma parada.

A carga transportada e o equipamento é de responsabilidade do motorista, por isso medidas devem ser adotadas para que o veículo e a carga não sejam furtados.

 

Evite viajar no período da noite

Não é indicado o motorista viajar no período da noite por diversos motivos. Os reflexos do motorista diminuem, e os riscos aumentam consideravelmente nesse horário.

 

Evite problemas!

Confira algumas dicas para evitar problemas externos com roubos e outras situações desagradáveis:

 

Não dê carona

É proibido dar caronas durante o transporte por diversos motivos, mas o principal deles é que caronas em transportes de carga são proibidas por lei, para evitar que acidentes ocorram a terceiros.

Medidas devem ser adotados caso o motorista não cumpra essa ordem.

 

Não compartilhe informações da viagem

Informações referente ao transporte de carga devem ser tratadas com sigilo. Compartilhar informações abre espaço para que incidentes desagradáveis aconteçam, como o risco de chamar a atenção de pessoas má intencionadas.

 

Adote medidas preventivas para o transporte de cargas

Pensar no acondicionamento das cargas deve ser um procedimento comum entre as transportadoras. Isso evita que os riscos de uma viagem aumentem.

 

Tenha uma equipe preparada

 

Seleção de motoristas

Trabalhe com uma equipe preparada e que tenha experiência de estrada.

Faça com que a equipe passe de tempos em tempos por acompanhamentos psicológicos e físicos. Isso garante uma equipe saudável e motivada.

 

Treinamentos

Os motoristas, principalmente aqueles que transportam mercadorias perigosas, devem passar constantemente por treinamentos e reciclagens relacionadas ao veículo, como manusear a carga em caso de acidente e primeiros socorros sempre, além é claro da atualização constante da habilitação e contra roubos.

 

Gerenciamento de riscos

É necessário que todo o quadro de funcionários de uma transportadora tenha uma conscientização de gerenciamento de riscos para ajudar a empresa a economizar e a encontrar soluções práticas para os problemas que surgirem.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria