05/06/2020

Embarques Esporádicos no Seguro de Carga. Saiba o que são.

Entenda o que são embarques esporádicos e quais tipo de transportes e situações são consideradas embarques esporádicos . Leia, aplique e fique seguro.
Embarques Esporádicos no Seguro de Carga

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Embarques esporádicos é um termo usado para aqueles embarques, transporte de carga, mais pontuais, que ocorrem com pouca frequência durante o ano. 


Esse tipo de embarque possui algumas limitações durante o transporte, por isso, antes de qualquer carga pegar a estrada, para que nenhum prejuízo venha acontecer em caso de sinistro, alguns entendimentos são importantes.



O dinamismo do mercado de transportes


O mercado de transportes tem mudado nos últimos anos. Por conta do dinamismo dos negócios, inovações tecnológicas e o aumento do transporte colaborativo no país influenciaram a maneira como empresas se relacionam com o transporte de cargas.


Mesmo passando por crises econômicas, o mercado tem se tornado estável e vem agindo de maneira positiva.
Por conta disso, muitas empresas de transporte recebem constantemente solicitações para que cargas, que não estão dentro das diretrizes dos seguros, sejam transportadas.

 


 Assista nossa playlist de Transporte no Youtube e tire suas dúvidas ou, se preferir, entre em contato conosco


 

Meu cliente quer transportar uma carga com valor acima do coberto pelo Seguro de Carga. O que fazer?


Se você está passando por uma situação em que seu cliente insiste em ferir a cláusula de Limite Máximo de Garantia da Apólice, por exemplo, saiba que é necessário enviar um pedido de liberação para a Seguradora antes que o transporte de fato aconteça. 


O motivo? Transportar uma mercadoria que possui o valor superior ao estabelecido em contrato, sem a permissão da Transportadora, pode causar a perda de direito integral à indenização caso algum sinistro ocorra no meio do caminho. 


Vale lembrar que esse pedido deve ser enviado para liberação, com antecedência mínima de três dias úteis, antes da realização do transporte.

 


 


 

 

Outros casos de embarque esporádico


Agora que já sabemos que os embarques esporádicos são basicamente viagens fora do padrão coberto pela apólice contratada, podemos dizer que existem muitos outros casos que podem ser classificados nessa categoria.


Cada processo de transporte é diferente e precisa ser estudado antes de simplesmente colocar a carga dentro de um veículo e levar para o seu destino.


Outros casos que podem ser classificados como embarques esporádicos são:

 

O descumprimento de Gerenciamento de Risco


Deixar de cumprir qualquer item do Gerenciamento de Risco (GR) é um dos típicos exemplos que podem ser classificados como embarques esporádicos. 


O motivo é que, no transporte de cargas, o GR tem um papel fundamental de garantir mais segurança à carga, ao veículo e ao motorista, além de influenciar na contratação do próprio seguro.


Quando o GR é descumprido, é necessário que todas as informações sejam enviadas para a Seguradora aprovar antes da mercadoria pegar estrada.

 


Entenda aqui o que é Gerenciamento de Risco



   

Mercadoria diferenciada


Outros casos de embarques esporádicos é quando uma mercadoria excluída da apólice é transportada. 

 

Todas as categorias que são transportadas podem ser classificadas em uma de três categorias:

  • Gerais – mercadorias de baixo valor no mercado e baixo índice de furtos e roubos (máquinas e equipamentos gerais);
  • Específicas – mercadorias de alto valor agregado e com alta frequência de transporte (materiais elétricos, chapas de aço, tecidos, tintas, produtos alimentícios etc.);
  • Restritas ou Alto Risco – mercadorias com alta possibilidade de roubo ou de alto risco (café, por exemplo);
  • Excluídas  (armas, joias, dinheiro, documentos).

Caso a transportadora precise levar uma mercadoria classificada como excluída, precisam da autorização da Seguradora para não ter prejuízos em caso de sinistro.

 

Origem e destino


Regiões com altos índices de criminalidade podem ser consideradas embarques esporádicos.

 

 

Como acelerar a liberação dos embarques esporádicos?


Para acelerar a liberação de um embarque esporádico você precisa enviar todos os documentos solicitados pela Seguradora e sobre o embarque, todos devem estar detalhados. 


Junte todas as informações para que nenhuma dúvida acabe atrasando o embarque da carga e a sua entrega.

Você pode contar com a ajuda da sua corretora de confiança para juntar todas as informações e tirar todas as dúvidas na hora. 

 

 

A Seguradora liberou o transporte. E agora?


Após a liberação do embarque e todos os procedimentos padrões de um embarque, você não pode esquecer da averbação do embarque.


A averbação da carga pode ser bloqueada caso a apólice do seguro não seja finalizada e liberada pela Seguradora, por isso é muito importante seguir os processos minimamente e com muita atenção.

 

 


Gostou dos nosso conteúdo ? Então confira mais dicas incríveis sobre seguro de transporte em nosso blog e encontre as melhores soluções de Seguro de Transporte para o seu negócio! Ah! E não esqueça de compartilhar com os seus amigos e parceiros nas redes sociais.


 

 

 

Faça agora mesmo uma cotação gratuita do Seguro de Carga e proteja o seu negócio contra prejuízos.

 

               

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria