19/07/2018
7 motivos para você sair do aluguel em 2018
Tempo estimado de leitura: 7 minutos.
Sair do aluguel e conquistar o imóvel próprio é o sonho da maioria dos brasileiros. Dificilmente, vamos encontrar alguém que não tenha, como um de seus objetivos pessoais, ter um lugar para chamar de seu. Um local em que poderá deixar com sua cara, sua personalidade e sem ter que obedecer a regras para isso.
Entretanto, antes de buscar a concretização desse sonho, muitos brasileiros deparam-se com cenários desanimadores e por isso optam por continuar pagando aluguel acreditando que essa é a melhor opção para seu futuro. O que não passa de ilusão.
Por outro lado, o mercado imobiliário tem vários mitos e no post de hoje vamos mostrar porque 2018 é um bom ano para você tomar a decisão de finalmente sair do aluguel (e ver sua vida mudar completamente). Veja os próximos parágrafos e tire suas próprias conclusões!
Ter uma casa do jeito que você sempre sonhou e ainda sair do aluguel
Um dos maiores fatores que pesam para muitas pessoas que decidem sair do aluguel é o fato de poder construir ou reformar a sua casa própria da maneira que melhor achar. Como bem sabemos, transformar uma casa de acordo com nossos gostos pessoais é uma tarefa quase que impossível se tratando de aluguel.
Neste último caso, temos que considerar uma série de obstáculos como pedir ao proprietário do imóvel autorização para as mudanças ou pior, ter que gastar até mais para deixar o imóvel do jeito que era quando o contrato de locatário terminar. Mais um exemplo claro sobre o quanto pagar aluguel não vale a pena.
Formação de patrimônio próprio
Imagine investir seu dinheiro em algo que não é seu. Desanimador isso, não é mesmo? Até soa como algo anormal. Pois bem, quando você paga aluguel é exatamente isso o que ocorre. De fato, se você aluga uma casa é porque estará morando nela, mas ainda assim temos um valor que nunca mais retornará para sua renda familiar.
Além disso, considere que tendo uma casa própria o dinheiro do aluguel poderia ser economizado na formação de um patrimônio. Ou seja, poderia ser investido em algo que realmente fosse lhe trazer benefícios financeiros no futuro.
Outra consideração importante a ser feita é que mesmo comprando uma casa a prestações você estará investindo todo esse dinheiro naquilo que é seu (formação de patrimônio).
Não ter que se mudar diversas vezes no decorrer do ano
Um dos maiores problemas enfrentados por pessoas que vivem pagando aluguel é o fato de que as mudanças de endereço são frequentes. Imagine o transtorno na vida de alguém que a cada seis meses precisa ir morar em outro local. Há os gastos com a mudança, com os novos contratos e muitas vezes, com as rescisões de contratos.
Situação pior do que a que acabamos de nos referir são casais com filhos em idade escolar. Nem sempre conseguir uma vaga em uma escola no meio do ano letivo é algo possível. Por isso, não é raro encontrarmos crianças perdendo o ano escolar. Como podemos imaginar, tudo isso se refletirá de forma negativa na vida da família e da criança.
Liberdade para viver sua vida
Ninguém quer morar em um local onde não poderá receber os amigos para uma festa de aniversário, onde não poderá ter um animalzinho de estimação ou ainda uma série infinita de regras para seguir que, muitas das vezes, não cumprimos porque são impossíveis de serem memorizadas.
Mais uma visão nada agradável para quem não sai do aluguel.
Liberdade para escolher o local
Ao sair do aluguel e conquistar um imóvel próprio a primeira coisa que a pessoa fará é decidir onde quer morar. Isso faz toda a diferença para a vida da pessoa e de sua família. É a velha história da boa vizinhança. Além disso, é possível decidir morar em locais que estejam próximos de regiões importantes tais como trabalho, escola, faculdade, supermercados, hospitais e igrejas. Enfim, fica a critério de cada um decidir que tipo de local é o ideal para suas necessidades.
Valorização do imóvel
Muitas pessoas, quando decidem sair do aluguel, compram imóveis em bairros que estão começando a serem construídos. No futuro, caso o novo proprietário decida se mudar para outra região, é bem provável que seu atual imóvel tenha um preço de venda muito maior do que aquele pago na compra.
Basicamente o que estamos falando é de um puro e simples investimento. Ou seja, além de ter uma casa para chamar de sua estará se garantindo patrimonialmente e com valorização para dias que ainda virão.
Investir corretamente o dinheiro do aluguel
Dentre tantas possibilidades que podemos fazer com o dinheiro do aluguel estão os consórcios. Na realidade, ao investir o dinheiro do aluguel em algum tipo de consórcio a pessoa estará aprendendo a disciplinar-se financeiramente. E claro, em longo prazo, estamos falando de um ótimo investimento.
Confira abaixo alguns dos benefícios de usar o dinheiro do aluguel em um consórcio:
- Os valores e as taxas praticadas são muito mais acessíveis;
- Ajuda o participante a controlar seu dinheiro e lidar melhor com sua vida financeira;
- Ao contrário do que ocorre nos financiamentos que geralmente exigem uma taxa de entrada, nos consórcios esse investimento inicial não é obrigatório.
- Além disso, o participante não precisa comprovar renda. Vale lembrar que esse é um dos grandes obstáculos para pessoas que querem investir seu dinheiro, mas não conseguem obter a comprovação.
Como pudemos observar por meio de todos os itens tratados até agora, sair do aluguel apresenta mais benefícios do que aqueles que estamos acostumados a ouvir.
Por fim, temos uma dica extra: antes de decidir pela compra da casa própria pesquise muito o mercado com o objetivo de conseguir fechar o melhor negócio.
No mais, nunca se esqueça de fazer um bom planejamento para não comprometer outros projetos pessoais ou eventualidades que, como sabemos, podem acontecer.
Agora que você já conheceu alguns dos benefícios sobre sair do aluguel, aproveite e fale com um especialista de consórcio imobiliário e fique por dentro de todas as informações fundamentais a respeito desse assunto.