27/06/2018
Seguro saúde ou plano de saúde? Conheça as diferenças!
Tempo estimado de leitura: 4 minutos.
Seguro saúde e plano de saúde, você acha que são a mesma coisa? A maioria das pessoas não sabe, mas seguro saúde e plano de saúde são contratações que, entre si, possuem muitas diferenciações!
Apesar da ANS – Agência Nacional de Saúde – considerar o seguro saúde como um plano privado (Lei 10.185/01) é preciso ir além para entender a diferença existente entre esses produtos.
Atualmente existem cerca de 1200 operadoras que atuam dia após dia cuidando de perto da saúde e do bem-estar dos brasileiros ao comercializar tais coisas. Estima-se, inclusive, que um terço da população já possua planos de assistência médica. A necessidade de entender melhor sobre o assunto é, portanto, grande não é mesmo?
Como funciona o plano de saúde?
Modalidade mais conhecida e em que está o maior número de pessoas, o plano de saúde é um serviço bastante utilizado. No geral funciona com uma rede própria, que conta com poucos ou nenhum credenciado fora da rede em que o beneficiário poderá usufruir dos serviços quando necessário.
De forma prática funciona da seguinte maneira: Você paga mensalmente pelo plano de saúde e quando precisar utilizá-lo para consultas, exames ou atendimentos deverá atentar-se a quais profissionais e instituições estão credenciadas e já aceitam o seu plano.
A desvantagem desta opção é que você fica, portanto, restrito e completamente dependente de uma rede própria e, portanto, mais limitada para atendimento.
Exemplos de plano de saúde
O plano de saúde é, portanto, mais restrito. Alguns exemplos deste tipo de contratação são o plano Intermédica, Santa Helena e Prevent Sênior. Apesar de serem comuns de se contratar, é preciso atenção no uso. Confira quais unidades e profissionais estão credenciados na sua região antes de fazer a contratação.
Seguro saúde: A melhor opção hoje em dia!
Agora, “o que é então seguro saúde?”, você pode estar se perguntando. Também cuidando e protegendo o bem-estar do brasileiro, nesta opção você tem uma maior liberdade para ir a diversos profissionais, laboratórios ou hospitais.
Acontece que no seguro saúde não existe uma rede própria de atendimento, mas sim uma rede credenciada. O beneficiário é completamente livre para buscar dentro de toda a rede credenciada um atendimento onde confia.
Uma das grandes diferenças é que no seguro saúde você também pode ter a opção de escolher por um profissional fora da rede pagando de forma particular. Depois é possível obter o reembolso pela sua seguradora, sempre considerando o limite de indenização estipulado em contrato.
O único cuidado a ser tomado aqui é o de reparar quais são os serviços, exames e cirurgias cobertas pelo seguro antes de assinar o contrato. Feito isso, você poderá usufruir de uma excelente assistência médico-hospitalar.
Exemplos de seguro saúde
Os principais seguros de saúde comercializados hoje em dia no mercado são o da Porto Seguro, do Bradesco Saúde, Sul América, Allianz, Marítima Seguros e entre outros.
Entendeu a diferença entre o plano e o seguro de saúde? Quer mais detalhes sobre como contratar um bom seguro de saúde para estar tranquilo, caso precise passar por atendimentos médicos ou realizar exames? Saiba mais agora mesmo!