14/08/2018
Canteiro de obras veja as dicas para otimizá-lo na prática
Tempo estimado de leitura: 12 minutos.
O canteiro de obras é uma das partes mais importantes da construção. Pois será dele que o gerenciador de obras irá controlar toda a equipe, desde as compras dos materiais até o cronograma e finalização da obra.
Por esse motivo é muito importante que a construtora não economize no momento de investir no seu canteiro de obras, pois o sucesso de sua construção estará centrado ali. Nesse artigo nós reunimos dicas que vão te auxiliar no momento de otimizar o seu canteiro de obras.
Então, se você está em busca de mais informações sobre esse assunto, acompanhe o artigo até o final e anote todas as dicas que separamos para você.
Canteiro de obras - Planejamento
Como tudo na vida, o canteiro de obras também deverá começar com um planejamento. Este passo deve começar após o cliente entregar a planta da construção ao responsável.
Se deve verificar qual o espaço ideal para se construir o canteiro de obras dentro das normas estabelecidas pela Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (Norma Regulamentadora (NR) – 18) e pela Áreas de vivência em canteiros de obras (Norma Técnica (NBR) – 1367).
É importante que antes de construir o canteiro de obras, o responsável tenha em mente as seguintes questões:
- Quais serão as áreas de carga e descarga dos caminhões?
- Onde serão armazenados os materiais de estoque?
- Onde a equipe trabalhadora irá permanecer e transitar?
E voltando ao assunto de normas, o responsável deve se preocupar com o abastecimento de água e energia elétrica, regulamentadas pelas normas NBR 5626, referente a instalação predial de água fria e a NBR 5410, referente a instalação elétrica de baixa tensão.
Canteiro de obras – Layout
Após a definição de todos os espaços e a regulamentação de todas as normas, o responsável deverá se preocupar com o layout do canteiro de obras. É necessário realizar o arranjo correto, pois como dito no início do artigo, será ele o centro de toda a construção e irá ditar o ritmo de todo o trabalho.
De modo geral, o layout do canteiro de obras é fundamental pois facilita o desenvolvimento de todos os processos internos, os tornando eficazes e eficientes. Um layout bem estruturado torna todas as tarefas que deverão ser executadas durante o dia mais simples e aumenta a produtividade de toda à equipe.
O responsável por desenvolver o layout do canteiro de obras, precisa ter em mente a melhor disposição física de pessoas, equipamentos e dos materiais, de forma que tudo fique mais eficiente possível.
A primeira coisa que se deve ter em mente, é a diminuição do fluxo de movimento dos trabalhadores, ou seja, deve-se criar uma maneira para que os trabalhadores não necessitem gastar um tempo muito grande no deslocamento para pegar materiais e equipamentos.
Outro ponto chave que deve ser pensado no momento em que o layout estiver sendo elaborado é na disposição dos equipamentos, quanto menos expostos ao manuseio melhor, dessa forma é possível reduzir as chances de ocorrer quedas, desperdícios e danos.
A mesma preocupação precisa estar voltada às matérias-primas e as máquinas, que devem estar o mais próximo possível dos profissionais, dessa forma toda a produção será otimizada.
As vantagens de desenvolver um bom layout são inúmeras, mas podemos destacar essas como as principais:
- Reduz perdas;
- Reduz o desperdício de insumos;
- Integra os elementos da obra;
- Facilita as condições de trabalho;
- Oferece uma melhor disposição dos trabalhadores.
Para finalizar, é importante que o responsável por desenvolver o canteiro de obras, se atente em relação ao fato de ele ser flexível, pois em determinados momentos da obra, será necessário remanejá-lo para que as mudanças durante a execução da obra sejam atendidas.
Canteiro de obras – Norma regulamentadora 18
Como dito no início, para que o canteiro de obras seja construído da maneira correta, é importante que o responsável se preocupe com as normas regulamentadoras para que o bem-estar e a segurança dos trabalhadores não sejam prejudicadas.
O responsável deve estar ciente de todas as condições e estruturas mínimas do canteiro de obras. A Consolidação das Leis Trabalhistas criou a NR 18, que se relaciona à segurança e a medicina do trabalho. Para que o canteiro de obras esteja de acordo com essa lei, ele deverá atender os seguintes requisitos:
- Instalação dos sanitários: os sanitários deverão ser compostos por lavatório, vaso sanitário e mictório. É importante que para cada 20 funcionários exista 1 sanitário e para cada 10 funcionários é necessário 1 chuveiro.
- Vestiários: é necessário que o canteiro contenha um vestiário capaz de atender as necessidades de todos os trabalhadores. Ele deve estar localizado próximo do canteiro de obras e distante do refeitório.
- Alojamentos: os alojamentos devem estar localizados no térreo, ou seja, eles não poderão ser construídos no porão ou no subsolo. Não deve conter mais de duas camas na vertical e a altura mínima de distância entre elas deve ser de 1,20m.
- Refeitório: no refeitório, pode-se construir uma cozinha caso seja necessário preparar as refeições no local da obra. O refeitório de acordo com a NR 18, é considerado uma área de vivência.
- Ambulatório: o ambulatório não é exigido em obras menores, ele deve estar presente somente em obras que comportem 50 ou mais trabalhadores.
- Almoxarifado e escritório de administração: para ambos os espaços, os tamanhos mínimos devem ser calculados de acordo com o número de pessoas da equipe. A medida mínima é de 0,20 a 0,60 m² por trabalhador.
- Garagem para bicicletas: por ser o meio de transporte mais comum entre os trabalhadores, dentro do layout do canteiro de obras pode ser inserido uma garagem para bicicletas, caso ela exista, é necessário que esteja localizada próximo ao vestiário.
Essas três dicas são apenas algumas das muitas outras que podemos aplicar no momento de otimizar o canteiro de obras de uma construção. Caso você queira saber um pouco mais sobre esse assunto, acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as dicas que separamos para você.
Caso precise falar com um especialista em seguro de obras, sinta-se a vontade em nos contatar!