27/09/2018

Vale a pena contratar um consórcio para comprar um apartamento?

consórcio apartamento

Tempo estimado de leitura: 13 minutos.

Conquistar a própria moradia é o sonho da grande maioria dos brasileiros que não quer passar a vida pagando aluguel. Entretanto, graças à valorização no valor dos imóveis, são poucos os que conseguem juntar e ter dinheiro suficiente em mãos para fazer essa compra. Nessas horas, o consórcio de apartamentos se mostra como uma boa opção em que investir.

Você já considerou esta alternativa na hora de programar a compra do seu imóvel? “Mas, o consórcio não é apenas para a compra de casas?”, você pode estar se perguntando. Fique sabendo que isso é um mito!

Apesar de muitos não saberem, existe o consórcio apartamento, uma opção viável e bastante eficiente para quem vive na cidade grande, por exemplo. Para entender melhor sobre a contratação de um consórcio apartamento e descobrir se vale a pena este meio de compra, continue lendo este artigo!

Como funciona um consórcio apartamento?

Primeiramente, entenda que o consórcio de apartamento e de casa é exatamente igual em termos de funcionamento. Ou seja, você contrata um valor para a sua carta de crédito, paga mensalmente por ela e concorre ao sorteio que lhe dará o direito de antecipar e ter o valor integral em suas mãos para a realização da compra.

Outra possibilidade de ter a carta de crédito antes do término do período de contratação é dando um lance. Mensalmente são aceitas propostas de lances que visam antecipar a carta. Para tanto, programe-se, saiba qual o valor mínimo – geralmente uma porcentagem do saldo – e quanto os demais contratantes do consórcio estão propondo.

O período de duração de um consórcio apartamento varia muito conforme o plano escolhido. As opções mais longas tendem a baratear o pagamento mensal. Todavia, você também pode investir em um consórcio de menor duração, a fim de ter o imóvel mais rapidamente. Avalie sempre quais são as suas necessidades.

Tem diferença entre consórcio de casas e de apartamentos?

Como já mencionado antes, não existe qualquer diferença entre o consórcio apartamentos e de casas. O que muda mesmo é o bem que você está adquirindo, ou seja, essa decisão deve ser baseada nas suas necessidades e nas de sua família, ao invés de se considerar a forma de pagamento ou aquisição.

A procura por apartamentos tem crescido muito, especialmente nas cidades grandes, onde se espera que este tipo de moradia seja bem mais seguro graças à existência de porteiros, seguranças e câmeras.

Entretanto, todo este conforto e comodidade acabam por gerar também outro custo mensal que nem sempre agrada a quem está comprando. Saindo do aluguel, muita gente espera não ter mais que arcar com valores que não tem retorno, no caso, com o condomínio.

Por isso, se você está pensando em entrar para um consórcio de apartamento lembre-se apenas de que esse custo lhe será comum para o resto da vida. Afinal, para que o condomínio se mantenha, contrate funcionários e até mesmo mantenha ambientes de uso comum como piscina, academia e outros, esse pagamento é indispensável, certo?

Coloque na balança o que mais vale a pena para você, questione o bônus e o ônus e contrate!

Por que optar pelo consórcio na compra de apartamentos?

Depois de tirar algumas dúvidas sobre o consórcio de apartamentos, vale a pena destacar quais são as principais vantagens dessa contratação também. Por que escolher o consórcio ao invés do financiamento, por exemplo? Por que comprar desta forma e não em dinheiro?

Pagamento a vista: A melhor e mais difícil opção

É claro que comprar um imóvel pagando em dinheiro é e sempre será a sua melhor opção. Afinal, desta forma é possível ter uma margem para negociar podendo até mesmo economizar, não é verdade?

Porém, é verdade também que são poucas as pessoas que conseguem ter o dinheiro líquido para fazer esse tipo de compra! Portanto, apesar de ser a melhor opção, se esta não for uma possibilidade real para você, não se desespere. Você pode ter seu imóvel de outras formas.

Financiamento: Ideal para quem quer hoje

Outra opção bastante procurada pelo brasileiro, mas que está cada vez mais caindo em desuso é a contratação dos financiamentos. Apesar de ser a melhor opção para quem precisa comprar com agilidade, o famoso “para ontem”, a longo prazo o financiamento não se mostra como a melhor opção financeira.

Acontece que, devido aos juros e as taxas que são cobradas, o contratante acaba pagando muito mais do que o imóvel realmente vale. Por exemplo, ao financiar um imóvel de R$ 500 mil reais, ao término você terá pago um montante total de cerca de R$ 750 mil.

Consórcio: Melhor relação custo x benefício

Já o consórcio de apartamentos é, com certeza, a melhor opção, uma vez que não existe a cobrança de juros. O contratante paga somente uma taxa de administração, ou seja, uma pequena quantia que mantém os custos do funcionamento do grupo.

Basicamente, o valor contratado e recebido em forma de carta de crédito é o mesmo que aquele pago com o passar dos anos. A diferença é pouca e realmente compensa já que esta é uma forma “forçada” de se fazer uma poupança, ideal para quem precisa melhorar seu controle financeiro.

Entre as desvantagens, é importante destacar apenas que o consórcio é uma opção segura para o futuro. Ou seja, não espere ter sua carta de crédito tão rapidamente em mãos a não ser que tenha uma boa quantia para dar como lance.

Se todos entendessem e soubessem o quanto o consórcio de apartamentos e casas é interessante, começariam a pagar, ainda na juventude, por um. Isso a fim de chegar à idade adulta com uma boa carta de crédito em mãos. Infelizmente, nem todos imaginam o quanto essa opção é benéfica para a conquista do sonho do imóvel próprio!

Agora que você descobriu mais detalhes sobre o consórcio de apartamento e sabe que essa é a melhor opção para o seu momento, aproveite para fazer uma simulação grátis com a VOI Seguros, sua melhor escolha para contratação de uma carta de crédito! Comece a tirar do papel cada um de seus planos e conquiste o seu próprio espaço já!

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Administração de empresas pela fundação, formação em Coaching, PNL e Psicanalista, já geriu diversas empresas de seguro, participa como voluntario CCB, atualmente é o CEO da Voi Seguros.

Faça seu seguro com a VOI

 FAÇA UMA COTAÇÃO!

Mais lidos da categoria